Quer aprender como montar uma papelaria e passar a gerar renda através de um empreendimento lucrativo e altamente promissor?

Pois acredite, isso é totalmente possível. E pode estar ao seu alcance, ainda que não possua muito dinheiro para investir.

Isso mesmo! Esse é um tipo de negócio que possui boa demanda, mesmo fora do período de volta as aulas.

E você pode montar um negócio próprio e fazer sua marca se destacar nesse ramo, mesmo começando do zero.

Mas, para isso, é importante seguir alguns passos e colocar algumas dicas em prática.

E para ajudar você nesse aspecto, separamos nesse post um passo de como montar uma papelaria, e também dicas para garantir o sucesso do seu negócio nesse segmento de marcado.

Confira:

  • Passo a passo para montar uma papelaria de sucesso;
  • Dicas sobre o que vender em uma papelaria;
  • Equipamentos para montar uma papelaria;
  • Exemplos de projeto arquitetônico para papelaria;
  • Parcerias para vender mais no período de volta as aulas;
  • Sistema PDV para papelaria, faça uma gestão completa.

Passo a passo de como montar uma papelaria

Para saber como abrir uma papelaria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, não bastar apenas ter o valor inicial para investir. É preciso seguir alguns passos que fazem toda a diferença na maneira como o seu negócio vai se portar entre os seus concorrentes e no mercado como um todo.

Veja abaixo quais são esses passos e aprenda como montar uma papelaria de sucesso:

1.    Comece conhecendo o mercado

O primeiro passo para abrir uma papelaria seja ela pequena, média ou grande, o importante é conhecer o mercado da sua região (público e concorrentes). Somente assim você saberá exatamente qual a melhor forma de montar o seu negócio, para que este atenda adequadamente o seu público local.

É através dessa primeira pesquisa de mercado que você poderá avaliar tudo, desde a quantidade de concorrentes na região, até quais os equipamentos para montar papelaria são necessários ou a quantidade de produtos precisa manter em estoque para garantir que nada falte em sua loja.

E claro, é com esse levantamento que você poderá definir o valor a ser investido inicialmente, o que vender em uma papelaria, capital de giro entre outras despesas envolvidas.

Uma ferramenta fantástica para ajudá-lo nesse estudo de mercado é aplicar a análise SWOT, que irá ajudá-lo a montar de forma estruturada os pontos fortes que pretende aplicar em sua papelaria, as oportunidades que você enxergou na pesquisa de seus concorrentes, geralmente será baseada nos prontos mais fracos dos concorrentes, você também terá que mapear os seus pontos fracos, as suas fraquezas e ameaças ao seu novo negócio. Veja como aplicar a análise SWOT em seu negócio.

2.    Localização

O segundo passo de como montar uma papeleira de sucesso é a localização. Esse detalhe vai interferir totalmente no seu negócio, afinal, quanto melhor a localização for, maior o número de clientes.

Mas é importante que você não avalie apenas o fluxo de pessoa do local. Outros pontos igualmente importantes também precisam ser avaliados, como a segurança da região, e até mesmo a quantidade de concorrentes.

O ideal é que você faça uma busca aprofundada sobre todos os aspectos do ponto de venda, para verificar se ele realmente atente suas necessidades.

3.    Estrutura

O terceiro passo para você saber como montar uma papelaria de sucesso é pensar na estrutura do seu estabelecimento.

Lembre-se que além do ponto de venda em si, você vai precisar de um estoque de materiais, e também de um local para exposição de mercadorias (vitrine).

Além disso, você também precisa planejar toda a organização de prateleiras, gondolas e outros móveis. É necessário presar pela exposição adequada dos produtos, mas também pela fácil circulação dos clientes.

Uma papelaria com um mobiliário bem planejado consegue trazer mais vendas para o negócio. Isso porque, além do cliente se sentir mais à vontade no espaço, você também poderá expor uma quantidade maior de produtos.

Hoje existem diversos arquitetos especialistas em projetos comerciais e poderão auxiliá-lo muito nesta fase do empreendimento. Muitas pessoas pensam que contratar um Arquiteto é aumentar o custo inicial do seu negócio, mas não é bem assim. Este profissional irá muito além de apenas deixar sua loja moderna, ele também irá trabalhar e planejar no principais sentidos humanos como visão, audição, olfato  e tato.

Veja alguns exemplos de como um projeto arquitetônico poderá te ajudar no montagem da sua papelaria:

  • Projeto de Iluminação adequada para cada ambiente;
  • Projeto de circulação e acessibilidade: 
    • Um bom design do mobiliário é o primeiro passo para garantir um bom fluxo das pessoas dentro da sua papelaria, garantindo um melhor conforto na hora das compras;
  • Projeto da Fachada da loja;
  • Projeto Mobiliário apropriados para cada departamento;
  • Definição das Cores das paredes, para deixar o ambiente mais harmonioso.

como montar uma papelaria

Resumindo, o projeto arquitetônico está ligado diretamente à estratégia estabelecida e aos resultados buscados pelo estabelecimento comercial.

4.    Colaboradores empáticos

Você pode ter os melhores preços, uma estrutura impecável e a melhor localização possível, mas, se o seu atendimento for ineficaz, dificilmente conseguirá atrair clientes e aumentar as vendas.

Logo, você precisa tomar alguns cuidados em relação aos colaboradores da sua empresa. Começando já pelo processo seletivo.

Lembre-se de avaliar se os candidatos já possuem um conhecimento prévio no segmento. Além disso, eles também precisam ter facilidade em se comunicar, e claro, comprometimento e empatia.

Depois que toda a equipe for contratada, é importante se preocupar com o treinamento desses funcionários. Para garantir o melhor atendimento, é preciso que sua equipe conheça a fundo todos os diferenciais que o seu negócio oferece.

Por conta disso, não deixe de treinar seus colaboradores periodicamente, e também de obter o feedback deles. É através desses feedbacks que você também poderá avaliar possíveis melhorias no seu negócio.

5.    Serviços e mercadorias

Uma das perguntas mais frequentes entre empreendedores que desejam abrir uma papelaria, é sobre as mercadorias e serviços a serem oferecidos nesse tipo de negocio. Isso vai depender muito da sua localização / nicho.

Por exemplo, se você fica próximo de uma universidade de artes, é interessante ter produtos mais específicos, como telas, tintas e pinceis.

Mas, também existem aqueles produtos fundamentais em qualquer negócio do gênero, como canetas, lápis, folhas sulfites, borrachas, cadernos e etc.

Em relação a serviços, a dica acima também é válida. A escolha do que você vai oferecer vai depender diretamente das necessidades do seu público e do seu nicho.

O xerox, por exemplo, é um tipo de serviço que toda papelaria pode oferecer. Mas, investir na oferta desse serviço só é valido se você apresentar demanda para ele, do contrário, isso representará um prejuízo para o seu empreendimento.

Existem outros serviços mais específicos que você também pode avaliar incluir na sua papelaria, tais como impressões preto/braço e coloridas; encadernação, personalização de itens (cadernos, canecas e etc), plotagem, impressões em A3, impressão de adesivos entre outros.

O ideal é que você faça uma pesquisa entre o seu público alvo para saber que itens e serviços são necessários. Além disso, sempre que algum cliente sugerir algum produto ou solicitar algo que não tenha no seu negócio, anote e pesquise a demanda.

6.    Fornecedores

Os fornecedores são peças chaves para o sucesso de qualquer negócio do gênero. Saber como escolher um bom fornecedor de material escolar é fundamental para quem deseja entregar itens de qualidade para os clientes.

A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar à fundo os profissionais que atendem na região. Dessa forma, será possível ter uma base de preços e tipos de produtos.

Uma vez que essa pesquisa tenha sido feita, é necessário começar as negociações. O mais importante é que você não tenha apenas um único fornecedor.

Depender apenas de um profissional do gênero é um dos maiores erros de empreendedores do ramo de papelaria. Isso porque, caso ele fique em falta com algum produto, você será diretamente prejudicado, assim como seus clientes.

Logo, o ideal é ter ao menos dois fornecedores para cada tipo de produto. Com isso, as chances de você acabar ficando sem um produto importante e perder vendas, serão bem menores.

7.    Marketing

Por último, mas não menos importante, pensar na estratégia de marketing também é essencial. É através de um bom planejamento de marketing que você poderá aumentar o alcance e fortalecer a imagem do seu negócio.

O ideal é que você investia em diferentes estratégias de marketing. Desde a entrega de flyers, até a criação de uma página no Facebook.

Dessa forma, você conseguirá uma boa divulgação local, mas, também, desenvolver força dentro da web, que se tornou atualmente o melhor canal de marketing.

Coloque seu papelaria no Google meu negócio, que essa é a melhor e mais barata maneira das pessoas te encontrarem no Google.

Seguindo todos esses passos, as chances do seu negócio obter sucesso são bem maiores. Lembre-se, qualquer empreendimento precisa de muito planejamento e cuidado em relação a administração.

Por melhor que seja a sua localização e o volume de clientes do local, se você não gerenciar o seu empreendimento corretamente, e não ter uma lista de metas, dificilmente conseguirá bons resultados.

Dicas de como montar uma papelaria

Agora que você já sabe os passos de como abrir uma papelaria, confira a seguir algumas dicas para que você tenha mais facilidade ao gerenciar o seu negócio, fazendo dele um verdadeiro sucesso:

1.    Invista em um Sistema PDV para papelaria

Um item essencial em qualquer modelo de papelaria, seja ela própria ou franquia é um sistema PDV para papelaria.

E se você quer ter sucesso com esse tipo de negócio, precisa contar com essa solução, até mesmo para conseguir manter o controle das suas vendas e também de outras questões administrativas igualmente importantes.

Tenha em mente que administrar esse tipo de negócio exige uma série de responsabilidades. Desde a emissão de notas fiscais até o controle de estoque.

E fazer tudo isso manualmente exige muito tempo e trabalho. O que acaba te impedindo de se dedicar a outros aspectos do seu negócio.

Ao contar com um software de gestão, você conseguirá centralizar todas essas tarefas. E com isso gerir o seu negócio se tornará bem mais fácil.

2.    Faça parcerias com escolas e ofereça a lista de produtos escolares delas

Outra dica para melhorar as vendas do seu negócio e ainda estimular a fidelização de clientes é fazer parcerias com escolas, para fornecer a lista de produtos escolares delas!

Você pode oferecer descontos para os clientes dessas instituições que comprarem na sua loja, e assim incentivar a fidelização.

3.    Torne a sua papelaria online

Outra excelente dica para fomentar as suas vendas é criar uma loja virtual para o seu negócio.

Tornar a sua papelaria online, pode aumentar e muito o alcance dela!

Atualmente é possível encontrar várias plataformas que oferecem o serviço de e-commerce a preços acessíveis, e algumas até gratuitamente.

E o mais interessante de também tornar o seu negócio online, é que você poderá prospectar mais clientes, uma vez que estará atendendo pessoas em todo o Brasil.

Conclusão

Com essas dicas de como montar uma papelaria, você conseguirá melhorar o funcionamento do seu negócio como um todo, e ainda potencializar os seus resultados. Quer saber mais sobre o sistema PDV para papelaria? Então aproveite para entrar em contato com a Lexos.

Artigos que você pode se interessar