Apesar de estarmos vivendo uma época de instabilidade econômica, os períodos comemorativos ainda são boas oportunidades para que varejistas melhorem suas vendas. Por conta disso, com o fim do ano chegando, é preciso adotar algumas práticas que ajudem a vender mais no Natal.

A tradição dessa data e a grande relevância que ela tem para a maioria das famílias brasileiras levam ao crescimento do comércio nos últimos meses. Mas, para ter um bom desempenho, é fundamental adotar boas práticas. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas que podem contribuir com o sucesso do seu negócio. Confira!

1. Conhecer melhor o público

Antes de tudo, é preciso saber, com exatidão, quem são os potenciais consumidores, seus desejos e necessidades, onde eles se encontram, qual seu poder aquisitivo e em quais mídias eles procuram informações.

É importante incluir esses dados no plano de vendas, pois, ainda que o estabelecimento tenha uma boa estratégia, se a marca estiver conversando com o público errado, dificilmente cumprirá as metas.

2. Investir na decoração

A decoração de Natal não deve ser somente um detalhe: além de embelezar a loja, ela precisa gerar um clima marcante, que transpareça os sentimentos positivos que essa época promove, como alegria, receptividade e bem-estar. Vale citar que enfeites criativos estimulam a curiosidade das pessoas e podem atraí-las para dentro do estabelecimento mais facilmente.

3. Oferecer atendimentos personalizados

É fundamental capacitar atendentes e funcionários, estimulando que eles vistam a camisa da loja e transfiram esse sentimento para os clientes. Um atendimento personalizado, no qual o vendedor escuta e compreende os desejos do consumidor e se empenha para atender às solicitações, e não somente empurra produtos, é aquele que conquista.

O público está cada vez mais exigente e quer se sentir em casa, seguro e, ao mesmo tempo, confiante nos estabelecimentos que frequenta. Então, se essa etapa for entregue da melhor forma possível, certamente a clientela será fidelizada.

4. Organizar o estoque

Ter um estoque estruturado é crucial para quem quer vender mais no Natal. Muitos vendedores desavisados não sabem exatamente o quanto a véspera de fim de ano impactará em suas vendas. Isso pode fazer com que o estoque fique escasso numa época tão especial para os consumidores.

Para não deixar seus clientes insatisfeitos nem perder as possibilidades de negócio, é preciso se concentrar nos itens que têm boa saída e adquirir mais unidades deles. Além disso, é importante ter um canal de comunicação direto com fornecedores e parceiros para que eles possam cumprir as demandas nos prazos adequados.

5. Ampliar o horário de funcionamento

Disponibilizar um horário alternativo para o público na época de Natal é uma estratégia que pode aumentar o número de vendas. As lojas de shopping geralmente seguem as orientações da gerência. Já para os comércios que ficam em ruas, é preciso pesquisar quais são os horários mais convenientes para o consumidor. Um bom dia da semana para abrir a loja na véspera das festividades é no domingo, pois, geralmente, o movimento de pessoas fazendo turismo nas cidades é maior.

6. Facilitar as vendas

Conseguir as melhores possibilidades de fechamento da venda para o cliente é importantíssimo, por isso, é preciso dar total atenção aos operadores de caixa e seus equipamentos de cobrança. Sabe-se que, no fim de ano, o número de vendas em lojas físicas aumenta, então, pode ser necessário contratar auxiliares temporários para apresentarem produtos, conduzirem as vendas e embalarem os pacotes.

Além disso, é preciso fazer de tudo para evitar contratempos quando a loja estiver cheia. Logo, é importante revisar o funcionamento de equipamentos eletrônicos, máquinas de cartões, sistemas de gestão, leitores de códigos de barras, entre outros. Não se esqueça, também, de melhorar o layout da loja para favorecer a abordagem dos vendedores e o direcionamento para o caixa.

Esperamos que as dicas para vender mais no Natal citadas ao longo deste post possam te ajudar a atingir as metas de fim de ano. Para isso, basta tomar uma atitude o quanto antes, afinal, as comemorações estão chegando.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite a leitura e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades!

Artigos que você pode se interessar