30 de outubro de 2017

Varejo: 6 dicas para vender mais no natal

Apesar de estarmos vivendo uma época de instabilidade econômica, os períodos comemorativos ainda são boas oportunidades para que varejistas melhorem suas vendas. Por conta disso, com o fim do ano chegando, é preciso adotar algumas práticas que ajudem a vender mais no Natal.

A tradição dessa data e a grande relevância que ela tem para a maioria das famílias brasileiras levam ao crescimento do comércio nos últimos meses. Mas, para ter um bom desempenho, é fundamental adotar boas práticas. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas que podem contribuir com o sucesso do seu negócio. Confira!

1. Conhecer melhor o público

Antes de tudo, é preciso saber, com exatidão, quem são os potenciais consumidores, seus desejos e necessidades, onde eles se encontram, qual seu poder aquisitivo e em quais mídias eles procuram informações.

É importante incluir esses dados no plano de vendas, pois, ainda que o estabelecimento tenha uma boa estratégia, se a marca estiver conversando com o público errado, dificilmente cumprirá as metas.

2. Investir na decoração

A decoração de Natal não deve ser somente um detalhe: além de embelezar a loja, ela precisa gerar um clima marcante, que transpareça os sentimentos positivos que essa época promove, como alegria, receptividade e bem-estar. Vale citar que enfeites criativos estimulam a curiosidade das pessoas e podem atraí-las para dentro do estabelecimento mais facilmente.

3. Oferecer atendimentos personalizados

É fundamental capacitar atendentes e funcionários, estimulando que eles vistam a camisa da loja e transfiram esse sentimento para os clientes. Um atendimento personalizado, no qual o vendedor escuta e compreende os desejos do consumidor e se empenha para atender às solicitações, e não somente empurra produtos, é aquele que conquista.

O público está cada vez mais exigente e quer se sentir em casa, seguro e, ao mesmo tempo, confiante nos estabelecimentos que frequenta. Então, se essa etapa for entregue da melhor forma possível, certamente a clientela será fidelizada.

4. Organizar o estoque

Ter um estoque estruturado é crucial para quem quer vender mais no Natal. Muitos vendedores desavisados não sabem exatamente o quanto a véspera de fim de ano impactará em suas vendas. Isso pode fazer com que o estoque fique escasso numa época tão especial para os consumidores.

Para não deixar seus clientes insatisfeitos nem perder as possibilidades de negócio, é preciso se concentrar nos itens que têm boa saída e adquirir mais unidades deles. Além disso, é importante ter um canal de comunicação direto com fornecedores e parceiros para que eles possam cumprir as demandas nos prazos adequados.

5. Ampliar o horário de funcionamento

Disponibilizar um horário alternativo para o público na época de Natal é uma estratégia que pode aumentar o número de vendas. As lojas de shopping geralmente seguem as orientações da gerência. Já para os comércios que ficam em ruas, é preciso pesquisar quais são os horários mais convenientes para o consumidor. Um bom dia da semana para abrir a loja na véspera das festividades é no domingo, pois, geralmente, o movimento de pessoas fazendo turismo nas cidades é maior.

6. Facilitar as vendas

Conseguir as melhores possibilidades de fechamento da venda para o cliente é importantíssimo, por isso, é preciso dar total atenção aos operadores de caixa e seus equipamentos de cobrança. Sabe-se que, no fim de ano, o número de vendas em lojas físicas aumenta, então, pode ser necessário contratar auxiliares temporários para apresentarem produtos, conduzirem as vendas e embalarem os pacotes.

Além disso, é preciso fazer de tudo para evitar contratempos quando a loja estiver cheia. Logo, é importante revisar o funcionamento de equipamentos eletrônicos, máquinas de cartões, sistemas de gestão, leitores de códigos de barras, entre outros. Não se esqueça, também, de melhorar o layout da loja para favorecer a abordagem dos vendedores e o direcionamento para o caixa.

Esperamos que as dicas para vender mais no Natal citadas ao longo deste post possam te ajudar a atingir as metas de fim de ano. Para isso, basta tomar uma atitude o quanto antes, afinal, as comemorações estão chegando.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite a leitura e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades!