Administrar um negócio já é um grande desafio, mas quando se trata de gerenciar uma rede de lojas ou franquia, o desafio é ainda maior. É um processo complexo que deve ser planejado e estudado.

Do ponto de vista gerencial, um dos principais problemas desse tipo de negócio é o controle unificado e automatizado das lojas. A tecnologia pode e deve ser utilizada para otimização, controle e gestão eficiente do empreendimento.  

Neste artigo, vou explicar como funciona um sistema de automação multilojas  e como ele pode ajudar no crescimento da sua empresa.

Primeiro: o que é um sistema multilojas?

De forma bem resumida, o sistema multilojas é um software que possibilita o compartilhamento e centralização das informações, aumenta a produtividade, facilita análises de desempenho e, principalmente, evita o retrabalho.

Controle multiestoque

Já pensou se a cada cadastro ou edição de produto fosse necessário refazer a operação para as demais lojas? Seria totalmente ineficaz. Com o multilojas, o produto é compartilhado e somente a quantidade de estoque refere-se a cada loja. Assim, não há necessidade de retrabalho no lançamento e modificações de produtos.

Visão global do estoque

Imagine que um cliente busque um produto já esgotado em uma de suas lojas. Com a visão do estoque de todas lojas, você poderia simplesmente consultar se outra unidade possui aquele item e reservá-lo para o cliente.  Isso é muito importante por dois motivos: você não perde a venda e gera melhor experiência de compra para o cliente. Evita-se a frustração do cliente não encontrar o produto e, principalmente, comprar no concorrente.

Transferência de estoque

Pense no seguinte cenário: um produto de determinada loja não está vendendo bem e você quer transferi-lo para outra unidade. Em muitos casos, há matriz ou CD (centro de distribuição), onde as mercadorias chegam. Um sistema multilojas possui a funcionalidade de transferência de estoque, fazendo com que essa operação fique muito mais simples, rápida e fácil de controlar. Para transferir a mercadoria para outra loja, você precisa somente selecionar os produtos, escolher a unidade de destino e emitir uma nota de saída.

Visão global de vendas

Outra vantagem do sistema multilojas é permitir a visualização de relatórios de vendas unificados e comparação de desempenho de cada loja, de maneira simples. Isso aumenta a produtividade e desempenho nas tomadas de decisões e evita erros operacionais. Para ter essa visão panorâmica, você não precisa fazer a operação de unificação de informações manualmente.

Conclusão

A tecnologia faz muita diferença na gestão de uma empresa, porém, para que um negócio multilojas funcione de forma eficiente, é necessário que os administradores e a equipe tenham a cultura de integração e otimização de processos. Isso não é algo fácil de conseguir, mas é fundamental para o bom funcionamento e performance da empresa.  

Artigos que você pode se interessar