No mundo dos negócios, o sucesso e lucratividade estão atrelados a vantagem competitiva que uma empresa pode ter, principalmente no que se refere às condições em que ela oferece seus produtos ou serviços.

Afinal, temos que concordar que no mercado atual uma empresa encontrará diversos concorrentes, que invariavelmente oferecem os mesmos artigos, disputando a tapa o público alvo.

Assim, quem desejar criar vantagem competitiva frente aos seus concorrentes deverá, principalmente, investir no que está ao redor do produto, nas ações que permeiam a operação de compra e venda.

Vamos entender agora como isto funciona prática e as vias pelas quais você pode alcançar os objetivos de seu empreendimento.

 

Importância de saber criar vantagem competitiva?

 

Imagine a sua empresa sendo a líder de sua área de atuação. Nas pesquisas de opinião dos consumidores, ela é a primeira do segmento a ser lembrada, sendo considerada a melhor opção de compra, mesmo que isso signifique para os clientes desembolsar um pouco a mais para usufruir desta marca.

Provavelmente este seja o sonho de 10 entre 10 empreendedores, não é mesmo? Mas, será que isto acontece de forma natural?

Pois é, engana-se quem acredita que a fórmula do sucesso é estar fadado à descoberta de algo totalmente novo e que revolucione a área. Claro, você até pode alcançar isto algum dia, mas também é viável estudar e criar estratégias para conseguir reconhecimento, aperfeiçoando o existente desde agora.

Assim, se você deseja ampliar o eu negócio e vê-lo gradualmente crescer, vale a pena voltar os olhos para o que já se tem e também para o que os seus concorrentes estão fazendo.

 

Dicas de como criar vantagem competitiva

 

Agora, para tornar palpável esta noção de vantagem competitiva, vamos conhecer alguns caminhos que, se bem explorados, podem fazer a diferença na imagem de sua empresa no mercado e trazer a tão esperada lucratividade.

Dica 1 – Boa fundamentação e confiança

É preciso acompanhar e entender como funciona o seu negócio e a área de atuação, identificando os pontos de maior interesse do público, as lacunas existentes, como a sua empresa pode suprir necessidades específicas, etc.

Além disso, é interessante que o seu trabalho seja orientado por estas três máximas dos comércios de sucesso:

  • Fazer com que seus clientes se sintam a vontade e proporcionar a eles a satisfação – para não dizer o orgulho- de poder usufruir os produtos de sua empresa. Enxergar e tornar a sua empresa como algo que é almejado pelos outros é fundamental;
  • Criatividade para se reinventar. É necessário fazer um trabalho que desperte a atenção dos clientes, fazendo com que a sua empresa fuja das estatísticas. Assim, em meio a diversos empreendimentos que vendem a mesma coisa é preciso mostrar que a sua empresa tem uma longa trajetória não por acaso. Ela é diferente.
  • Fazer o cliente sentir que nenhuma outra marca oferece a melhor qualidade e as condições de compra de sua loja. Assim, ele se garante e reforça a imagem longa e positiva de sua empresa.

Dica 2 – Seja estratégico

Quando falamos em vantagem competitiva, este conceito logo nos lembra das diversas empresas que estão lado a lado disputando a atenção e a preferência do cliente.

E este conceito só é possível de ser aplicado quando o empreendedor conhece os seus concorrentes. Por isso, o primeiro a ser tomado é o estudo da área de atuação e do trabalho das empresas rivais.

Veja também: Como cadastrar o código NCM com estas dicas incríveis.

Sem pudores, entenda o que está ao redor de seu negócio e descubra no que ele pode ser um diferencial.

Dica 3 – Estabeleça metas

Possuindo um conhecimento fundamentado sobre o mercado em que sua empresa está inserido e o trabalho de concorrentes, é preciso estabelecer as ações que serão feitas pela sua empresa para obter vantagem competitiva.

Isto quer dizer que você precisa ter claramente o foco que será dado aos trabalhos, como o público alvo, o aspecto diferencial que a sua empresa irá oferecer em comparação com outras marcas, etc. Assim, não há perigo de se perder e você não perderá o objetivo final de seu planejamento.

Dica 4 – Ofereça vantagens econômicas

Querendo ou não, a questão econômica pesa muito na hora de um cliente optar por esta ou aquela empresa. Assim, é interessante que você busque produzir ou prestar serviços de qualidade com o menor custo possível.

O primeiro passo para conseguir obter vantagem competitiva é procurar meios de baratear a base de produção. Por exemplo: buscar materiais de qualidade e com preço mais acessível, diminuição de custos relativos à manutenção do negócio, etc.

Dica 5 –  Explore suas capacidades

Outro aspecto importante para criar vantagem competitiva é conhecer os recursos que a sua empresa possui e saber o potencial que possuem para fazer sua empresa prosperar.

Pense no capital tecnológico, humano, físico e organizacional do seu empreendimento: você acredita que ele é um diferencial frente ao que outras empresas possuem? Sem ele os rivais ficam em desvantagem? Oferece vantagens locais de exploração? O seu potencial está sendo bem explorado?

Dica 6 – Trabalhe para ser flexível

Se pensarmos em uma palavra que resuma o mercado atual, dinamismo pode ser o termo ideal. Ele é acelerado, fazendo com que as mudanças aconteçam de forma rápida, o que exige que o empreendedor esteja sempre ligado nas novidades.

Por isso, para sobreviver a ele e conseguir criar vantagem competitiva, é preciso estruturar-se para ser flexível. E aberto a estas mudanças que são inevitáveis.

Para ser capaz de adaptar-se a esta realidade, convém pensar em processos de produção mais dinâmicos. E colaboradores que aceitem desafios. E estejam antenados no que está acontecendo. Aposte no que você tem!

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre vantagem competitiva. Agora que você entende o que é e como ela traz benefícios para o seu negócio. É hora de se mover e seguir as dicas dadas a fim de conseguir a liderança na sua área de atuação.

Lembre-se que a alma do negócio é o conhecimento e a capacidade de criar estratégias. Invista nestes dois pilares e tenha sucesso!

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