4 de maio de 2021

UGC: Explore os conteúdos feitos por seus clientes e venda mais

Com o crescimento do comércio online, a busca dos consumidores por avaliações antes de adquirir um produto tem se tornado um hábito. Munidos dessas informações, o cliente se sente mais seguro na tomada de decisão de compra.

Diante desse fato, faça uma reflexão: como está a relação dos seus clientes com seus produtos? 

Muito mais que uma avaliação positiva, o conteúdo que é produzido por quem consome seus produtos pode ser uma excelente estratégia de vendas. De acordo com uma pesquisa feita pela Stackla, 51% dos consumidores disseram que teriam mais chances de continuar se envolvendo ou comprando de uma marca se ela compartilhasse UGCs.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

A expressão user generenated content (UGC) é usada para se referir ao conteúdo gerado pelo usuário sobre seu produto ou serviço. Sabe aquela foto ou vídeo que seu cliente postou nas redes sociais com seu produto? É um UGC. Uma avaliação em seu site? Também é um UCG. 

Compartilhar essas interações deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital pois se tratam de materiais que despertam a confiança e credibilidade de outros possíveis clientes. 

Vantagens do UCG

Quando falamos em vendas online, o UGC ganha ainda mais relevância pois se trata de pessoas reais dando depoimentos ao invés da própria marca falando de si mesma. O tom de publicidade sai de cena e dá lugar à experiência do cliente. Essa é apenas uma das vantagens desse conteúdo produzido por usuários. 

Baixo investimento

Você pode (e deve) usar as fotos, vídeos e depoimentos criados pelos seus clientes. Não é necessário um investimento financeiro para isso. Basta estar atento para replicar o conteúdo em suas redes sociais sempre que possível. Se a interação vier por outras plataformas (e-mail, whatsapp) é interessante pedir autorização do usuário antes de divulgá-lo.

Relevância e credibilidade

Nos sentimos mais confortáveis ao seguir uma recomendação de um amigo, seja uma sugestão de restaurante, de série ou de um produto que comprou e gostou. O impacto da indicação de uma pessoa é infinitamente maior que o de uma marca falando de si mesma.

Que tipo de conteúdo posso aproveitar para compartilhar?

Avaliações e depoimentos

As avaliações e os depoimentos são os mais comuns. Você pode integrá-los ao seu site ou redes sociais. No site da Lexos, dedicamos um espaço especial para compartilhar os depoimentos de nossos clientes.

Para os e-commerces, além do formato de texto, os clientes podem tirar fotos com os produtos, assim outros interessados podem vê-los além das fotos oficiais.

Fotos e vídeos

Incentive seus clientes a compartilharem a experiência com seu produto utilizando uma hashtag definida pela sua empresa ou marca. Na Lexos, um de nossos carros chefes é a expedição automatizada, uma funcionalidade que facilita a vida do seller, e quando demonstrada em vídeo faz ainda mais sentido.

A experiência compartilhada pelo cliente Lexos é a prova social de que nosso produto realmente entrega o que promete. 

Dica: Crie uma hashtag própria. Além de ajudar a mapear o conteúdo postado, é uma forma de engajar os consumidores.

Perguntas e respostas

Chame seu público para conversar. Por meio de uma caixinha de perguntas no Instagram ou de um post perguntando as principais dúvidas sobre seu produto ou marca, é uma forma de interação.

Além de uma seção de FAQ, que é respondida pela empresa dentro do site, avalie a possibilidade de criar um espaço de perguntas e respostas dos próprios clientes em que eles interajam respondendo as dúvidas específicas uns dos outros – se o envio foi rápido, se a numeração do produto corresponde ao tamanho etc.

Checklist para incentivar a produção de conteúdo pelos clientes

  • Coloque um “Call to Action” na sua embalagem ou em seu recibo.
  • Insira uma chamada para reviews e comentários em seus e-mails de confirmação de compra ou de entrega.
  • Compartilhe os melhores reviews, fotos e vídeos recebidos dos usuários em suas redes sociais com frequência.