9 de maio de 2019

Ticket Médio: Entenda o que é e como calcular

Você sabe como anda o Ticket Médio da sua empresa? Faz ideia da importância que esse indicador apresenta para o seu negócio?

Se a resposta for não, você pode estar perdendo dinheiro na sua empresa. E sabe por que estou falando isso?

Por uma simples razão. A verdade é que para manter a saúde financeira de qualquer empreendimento, é importante ficar de olho em vários tipos de indicadores. Entre eles está o de Ticket Médio.

Esse é um importante indicador que mostra como está a performance de vendas do seu negócio no mercado e também uma forma de medir o desempenho do seus vendedores.

Acontece que mesmo tendo uma função tão importante, muitos empreendedores não sabem a forma correta de calcular esse indicador, nem mesmo como aumentar o seu ticket médio.

E se você é um deles, não se preocupe. Nesse post vou mostrar para você tudo o que precisa saber sobre esse indicador. Por isso, continue sua leitura e descubra:

  • O que é o ticket médio;
  • Como calcular esse indicador;
  • Dicas para aumentar o ticket Médio da sua empresa;
    • Cross Selling
    • Up Selling

O que é ticket médio?

Ticket médio é um fator que indica o valor médio de compras de um cliente em seu estabelecimento, num determinado período. Assim, você poderá de maneira bastante simples identificar o perfil do cliente que mais consome em seu estabelecimento.

É através desse indicador que você consegue elaborar um plano de vendas eficiente para melhorar os resultados do seu negócio, inclusive colocando metas desafiadoras para seus vendedores.

O ticket médio pode ser usado não apenas para saber quanto o cliente têm gasto, mas quanto a sua empresa precisa vender em determinado período para se manter no azul e lucrar ainda mais.

Um detalhe importante sobre o ticket médio é que ele não deve ser avaliado sozinho. Por exemplo, um ticket médio de uma lanchonete é totalmente diferente de uma loja de roupas.

É necessário avaliar outros dados do seu negócio, e, claro, levar em conta o nicho em que ele está inserido. Entre as métricas que também precisam ser avaliadas estão:

Ao comparar todos esses indicadores em conjunto você terá condições de elaborar um planejamento mais eficaz para o seu negócio.

Como calcular o ticket médio de vendas?

Basicamente, a fórmula para definir esse cálculo é simples. Mas, para não cometer erros é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, determine qual o período que será calculado. Você pode calcular o ticket médio por dia, semana ou mês;
  2. Uma vez que você tenha determinado o período de apuração, verifique a quantidade de vendas nesse meio tempo, bem como o valor de venda registrado;
  3. Tendo esses dados em mãos, some o valor de todas as vendas registradas, e divida pela quantidade de vendas;

Pronto, agora você sabe exatamente como calcular o ticket médio do seu negócio.

Para simplificar ainda mais esse entendimento, confira no tópico a seguir alguns exemplos práticos de como calcular esse indicador do jeito certo.

Exemplos de cálculo do ticket médio por dia

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e quer saber qual seria seu ticket médio.

Veja o exemplo abaixo como chegaremos na média do valor de suas vendas da semana somando os valores diários de vendas.

formula de ticket médio

Como pode perceber, fazer o cálculo do ticket médio não é tão complicado. Agora, se você já aplicou esse cálculo e identificou que o mesmo apresenta um resultado abaixo do que esperava para determinado período, também não é preciso se desesperar.

Existem algumas técnicas que pode adotar para elevar o ticket médio da sua empresa. E a seguir, mostrarei algumas das melhores para você reverter esse cenário. Confira!

Dicas para aumentar o ticket Médio da sua empresa

Para elevar seu ticket médio, é preciso que você monte uma estratégia realmente assertiva e coloque em prática algumas técnicas para movimentar o seu negócio. E a primeira delas é:

Cross selling

O Cross selling é uma excelente técnica para melhorar o ticket médio de vendas. Basicamente, com esse método você estimula o cliente a comprar produtos complementares à compra inicial.

Uma gigante que usa e muito essa estratégia é a rede de fast-food McDonald’s. Se você for até uma das unidades dessa rede e pedir um sanduíche o atendente certamente vai perguntar “Você gostaria de levar batata e bebida por X valor?”

Por isso, pense de forma estratégica em seu negócio para estimular este comportamento em seus clientes. Veja quais produtos fazem mais sentido para seu cliente e ofereça descontos no caso dele levar outros produtos complementares.

Após definir quais produtos você irá adotar esta estratégia, é muito importante que você treine sua equipe de vendas e para finalizar com chave de ouro, crie uma campanha de bonificação para os vendedores que baterem as metas de aumento de ticket médio utilizando o cross selling.

Quer saber mais sobre essa poderosa estratégia e o que precisa fazer para começar a implementá-la no seu estabelecimento?

Ups Selling

O Up selling funciona de maneira parecida com a abordagem anterior. Contudo, ao invés da empresa indicar produtos complementares, ela vai indicar itens similares, mas com um valor der mercado mais alto.

Um detalhe importante dessa estratégia é que não adianta tentar oferecer mercadorias extremamente mais caras para os clientes. O foco dessa técnica é sugestionar itens que possam oferecer mais vantagens, por uma pequena diferença de preço.

Esse tipo de tática é muito comum em lojas de produtos eletrônicos, tanto físicas quanto virtuais. Por exemplo, você foi na Americanas e escolheu o anúncio de um smartphone de R$ 500 com uma câmera de 3mp.

Provavelmente logo abaixo da descrição do produto estarão algumas sugestões de aparelhos com câmeras superiores (5p,8p e 10mp) por um valor de R$ 100 a R$ 300 mais caro.

Falando novamente na rede de  fast-food McDonald’s, eles são experts nessas técnicas para aumento do ticket médio e certamente irão te oferecer a famosa batata frita por R$1,00 a mais.

Quer saber mais sobre essa técnica? Então confira tudo sobre Up Selling num um post que elaborei exclusivamente falando sobre essa ótima técnica de venda!

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE CROSS SELLING E UP SELLING

Aumente suas vendas com o marketing digital

O ticket médio de vendas depende diretamente de quanto os clientes compram, e na quantidade de vendas. Por conta disso, é importante que você coloque algumas dicas em prática.

Uma delas é investir também em marketing digital. Atualmente, a grande maioria das pessoas utiliza a internet para pesquisar sobre produtos e serviços.

Logo, apostar na web como um canal de divulgação pode ser uma excelente alternativa, mesmo que o seu negócio seja apenas físico.

Você pode, por exemplo, criar um anúncio sobre uma promoção específica. Mas para o cliente obter as condições especiais ele precisa fazer a compra no mesmo dia do anúncio.

Outra dica para aumentar o ticket médio da sua empresa é reforçar a equipe de vendas. Em muitos casos, as pessoas deixam de comprar em um determinado estabelecimento, porque não receberam o atendimento desejado.

Isso acontece com muita frequência em datas comemorativas como o Natal, uma vez que o movimento aumenta drasticamente.

Ao reforçar a sua equipe de vendas, seja de um empreendimento físico ou digital, você vai melhorar o atendimento ao cliente.

Dessa forma, além de comprar mais, ele ainda poderá fazer propaganda do seu negócio para outras pessoas, ampliando seu potencial de vendas.

Você também pode criar outros canais de atendimento para o cliente tirar dúvidas. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode usar o Facebook e Instagram para passar medidas e opções de cores das peças.

Veja mais detalhes de como criar um perfil e como promover seu negócio no instagram.

Adotando as técnicas de vendas certas, você vai fazer com que o cliente gaste mais, bem como faça compras recorrentes no seu estabelecimento e ainda fique satisfeito com essa experiência.

Foque na fidelização de seus clientes

Você sabia que os gastos para conquistar novos clientes são três vezes maiores do que para fidelizar os antigos?

Esse é um dado importante que não pode ser deixado de lado.

Muita gente foca apenas na aquisição de novos clientes. No entanto, em muitos casos o valor da compra deles não compensa as despesas da aquisição.

Agora, quando um cliente antigo passa a comprar de forma recorrente, além do seu ticket médio melhorar, os custos gerais do negócio também diminuem. Afinal de contas, ele já está na sua carteira.

Por conta disso, é importante que você também invista na fidelização. Atualmente existem uma série de estratégias que você pode colocar em prática nesse sentido.

Uma das mais comuns é o envio de mensagens sobre promoções, descontos e novidades do seu negócio para os clientes antigos. Isso pode ser feito em diferentes canais, justamente para que o consumidor possa ficar informado.

A maioria das pessoas utiliza o e-mail marketing para colocar esse tipo de estratégia em prática. Contudo, você também pode usar outros meios, como o Facebook ou o Whatsapp.

Conclusão

Saber como calcular o ticket médio é fundamental, afinal de contas, é através dele que você poderá entender melhor o desempenho do seu empreendimento. Contudo, registrar todas as vendas manualmente pode acabar tornando essa tarefa trabalhosa e difícil.

Por conta disso, o ideal é que você invista em um software de automação. Através dele, todos os registros serão feitos automaticamente, e o próprio sistema irá calcular o ticket médio além de outros relatórios gerenciais para ajudá-lo no dia a dia da sua empesa.

Além disso, tendo um software de automação, ficará muito mais fácil fazer relatórios e comparações entre indicadores. Por exemplo, você poderá comparar o valor do ticket médio, com o de custos para aquisição de clientes.

Conheça o software de gestão empresarial LEXOS e comece hoje uma transformação na sua empresa.

Com base em todos esses dados, você poderá elaborar estratégias cada vez mais assertivas para melhorar os resultados do seu negócio. Sem contar que o dia a dia do seu negócio será otimizado, te dando mais tempo para se dedicar a outras tarefas igualmente importantes para manter a saúde financeira do seu empreendimento. Logo, vale a pena fazer esse tipo de investimento.

Tem mais alguma dúvida em relação ao ticket médio do seu empreendimento? aproveite para deixa-la nos comentários.

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