Os avanços tecnológicos recentes e a redução significativa dos custos envolvidos possibilitaram grande avanço da tecnologia da informação no varejo. Processos que eram feitos manualmente até pouco tempo atrás hoje são realizados utilizando as mais modernas ferramentas de automação.

O apoio da TI — tecnologia da informação — tem favorecido os empreendedores na gestão dos negócios e na divulgação de seus produtos e serviços. Contribui, também, para o relacionamento com clientes, fornecedores e órgãos fiscalizadores, bem como na busca de aumento de produtividade e na segurança das transações.

Na última década, a tecnologia da informação teve um grande avanço em todas as áreas de negócio. A redução dos custos com hardware, software e  comunicação de dados viabilizou uma revolução tecnológica no varejo. Sistemas mais amigáveis, equipamentos mais fáceis de serem operados e o ingresso de uma nova geração no mercado de trabalho auxiliaram na quebra dos paradigmas que circundavam a TI.

Hoje em dia, as lojas estão interligadas com fornecedores, bancos, órgãos do governo e até com os próprios clientes. A troca de informações, a segurança que as operações fornecem e a rapidez com que as tarefas podem ser executadas impulsionaram a tecnologia da informação no varejo.

Este post tem como objetivo listar algumas das melhorias que a tecnologia da informação pode trazer para o varejo com a utilização da TI. Se você é empreendedor desse segmento, o seu lugar é aqui.

Otimização dos processos

Todos os processos do seu negócio podem ser otimizados com a utilização da tecnologia da informação. As tarefas são automatizadas, o que garante maior velocidade nos atendimentos.

Veja alguns processos que são positivamente influenciados:

  • recebimento de materiais via nota fiscal eletrônica,
  • controle de estoque;
  • pagamentos diversos;
  • envio de informação para os órgãos fiscalizadores;
  • emissão de nota ou cupom fiscal para o cliente;
  • recebimento via máquinas de cartão de débito ou crédito;
  • geração de relatórios diversos;
  • envio de informações para os clientes via redes sociais;
  • acompanhamento on-line de vendas.

Segurança nas informações

Os dados e as informações ficam mais seguros, uma vez que há pouca manipulação do seu conteúdo.

Leitores de código de barras ou mesmo dispositivos para identificação via radiofrequência podem ser utilizados. Isso aumenta a segurança e auxilia no acompanhamento e na gestão do negócio.

Confiabilidade para os clientes e fornecedores

Um empreendimento bem informatizado gera maior confiança nos clientes e fornecedores. Os controles deixam de ser feitos manualmente e de ficar sujeitos a erros operacionais para serem gerenciados eletronicamente pelos sistemas especificamente desenvolvidos para isso.

Existem, no mercado, vários fornecedores de solução de sistemas de gestão para o varejo. Procure se informar e solicite uma apresentação na sua empresa. Certamente, uma alternativa será interessante para o seu negócio.

Aumento da motivação dos colaboradores

A tecnologia traz consigo maior motivação para os seus colaboradores. Um estabelecimento com recursos bem implantados e bem distribuídos em seu interior favorece o trabalho de sua equipe de vendas e, como consequência, pode aumentar as vendas.

Melhoria na comunicação

Outro tópico interessante se refere à comunicação com os seus clientes. Ela pode ser incrementada utilizando as redes sociais ou mesmo pelo envio de e-mails para os seus clientes cadastrados. Campanhas específicas relacionadas a datas comemorativas, como Natal, Dia da Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, podem ser feitas, direcionando-as ao público-alvo.

Agora, que já viu alguns benefícios da tecnologia da informação no varejo, sugerimos que leia também um post sobre as tecnologias no varejo para você ficar de olho.

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