Se você vende ou tem interesse em comercializar produtos online, com certeza já deve ter ouvido sobre a Shopee. 

E uma das dúvidas mais comuns e frequentes sobre o tema é: quem paga o frete no Shopee?

Para te ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos um texto completo sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais.

Antes de mais nada: como começar a anunciar no Shopee?

Tem interesse em começar a utilizar o marketplace como vendedor? Siga o passo a passo a seguir e saiba como anunciar no Shopee:

  • Acesse o site do Shopee e crie sua conta em “Cadastrar”;
  • Configure o seu perfil para se tornar um anunciante na aba “Central do vendedor”, no canto superior esquerdo da tela;
  • Selecione “começar cadastro”, escolhendo entre CPF ou CNPJ;
  • Personalize a sua loja em “Perfil da Loja”;
  • Cadastre os produtos. Clique na opção “Produto”> “Adicionar Novo Produto” e digite o nome do item e a categoria que ele se encaixa, além das demais informações;
  • Acrescente a quantidade de itens em estoque, preço, se a venda é em atacado ou varejo, além das fotos e/ou vídeos do produtos e dimensões que serão utilizadas para calcular o frete;
  • Feito isso, é só clicar no botão “Publicar”;
  • Também é possível anunciar no Shopee pelo celular, pelo aplicativo disponível para Android e IOS, e seguindo o mesmo procedimento acima.

Ok, agora você já sabe como vender no Shopee.

Mas, e quanto ao frete? É por conta da plataforma, do vendedor ou do cliente? Continue lendo para saber!

Quem paga o frete no Shopee? Entenda!

O Shopee, principalmente em meados de 2020, ficou muito conhecido por oferecer frete grátis para os compradores, sem valor mínimo para isso.

Antigamente, era a plataforma a responsável por cobrir os custos dessa oferta. Porém, atualmente, houveram mudanças no marketplace. 

Shopee: frete grátis é por conta de quem?

Hoje em dia, a plataforma passou a oferecer, ao invés do frete grátis, descontos de R$30 a R$40 no valor da entrega, limitado a 5 compras semanais.

Esse valor de desconto depende do valor gasto pelo cliente:

  • Em compras de até R$50,00, até R$20 de desconto no frete;
  • Para compras acima de R$50, desconto no frete de até R$30.

Ou seja, caso o frete ultrapasse o desconto dado pela plataforma, cabe ao cliente custear esse valor, e não o vendedor. 

Mas, mesmo assim, esse desconto ainda é bastante atrativo para os clientes, explicando muito do crescimento do marketplace nos últimos anos.

Cupom frete grátis Shopee: saiba como criar 

A criação de cupons, principalmente de frete grátis, é um artifício bastante utilizado pelos vendedores para atrair mais clientes. 

Então, além dos cupons oferecidos pelo próprio Shopee, também é possível criar os seus.

Cupom de frete Shopee: aprenda a criar

  • Acesse a central do vendedor e clique em central de marketing -> cupons.
  • Clique em “Criar novo cupom” e defina se ele terá validade para toda sua loja ou apenas para um produto em específico:
  • Nome do cupom;
  • Código;
  • Tipo de recompensa;
  • Tipo de desconto;
  • Valor mínimo para uso do desconto;
  • Período de validade;
  • Quantidade de cupons disponíveis.

Feito isso, está criado o seu cupom!

Fiz uma venda no Shopee: como recebo meu pagamento?

Uma venda deve ser sempre comemorada! Todavia, principalmente para iniciantes, é muito comum bater aquela dúvida: como faço para receber o meu pagamento?

Pois saiba que essa etapa é bastante fácil:

  • Acesse a “Carteira Shopee”, que fica na área da Central do Vendedor;
  • Solicite o saque do valor das vendas na conta bancária cadastrada;
  • Para cadastrar uma conta bancária, vá em: Central do Vendedor -> Finanças -> Conta Bancária. Clique em “Adicionar Conta Bancária” e insira os dados corretamente. Uma vez solicitado o saque, o processo pode levar até 5 dias úteis.

Vale lembrar que não é permitido cadastrar contas bancárias de outras pessoas e a conta bancária também não pode ser poupança.

Saiba mais sobre a plataforma Shopee

O Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico asiática, em que é possível cadastrar produtos e se tornar um vendedor para pessoas do mundo todo.

Entre as vantagens, podemos citar a política de direito a reembolso, intitulada de “Garantia Shopee”, em que o dinheiro do comprador fica guardado até que ele receba seu pedido e confirme a entrega pelo aplicativo. Além disso, também é possível rastrear os pedidos e checar avaliações e comentários sobre os vendedores.

Atualmente, a taxa de comissão sobre as vendas é de 18%, e as categorias de vendas são divididas em:

  • Moedas Shopee;
  • Prêmios;
  • Frete grátis;
  • Cupons diários;
  • Vendedores locais;
  • Vendedores internacionais;
  • Mercado;
  • Ofertas por R$20;
  • Leve mais por menos;
  • Novos vendedores.

Conte com o sistema Lexos para vender mais no Shopee e em outros marketplaces

O sistema Lexos centraliza toda a operação online da sua empresa em diversos marketplaces e conta com ferramentas para acelerar os processos em múltiplos canais.

As notas são faturadas direto pelo Hub e os anúncios podem ser facilmente importados de outros marketplaces. Em um único painel, é possível acompanhar a expedição e emitir NFe junto da etiqueta de postagem garantindo uma operação eficiente e sem erros.

Ter a ajuda de um sistema que simplifica o processo de maneira inteligente e auxilia na sua rotina irá aumentar a performance, a produtividade e, consequentemente, as suas vendas!

Entre em contato e saiba mais sobre a gente!

Teste grátis por 7 dias

Artigos que você pode se interessar