Nos dias de hoje, gerenciar um negócio crescente geralmente leva à adoção de sistemas de gestão para atender à suas necessidades imediatas e prevenir o cenário empresarial de futuras ineficiências operacionais, como o uso inadequado do tempo, dos diversos recursos ou, mesmo, erros humanos.

Esses sistemas podem automatizar as vendas, as operações e os processos — como os de marketing, de finanças e de atendimento ao cliente. Tudo isso utilizando as informações armazenadas no banco de dados do varejista, tanto pelo registro automático das vendas no momento em que elas são feitas no caixa, quanto pela inserção manual pelos setores integrados à ferramenta.

Assim, já não é mais necessário se esforçar para juntar manualmente várias camadas do seu negócio para criar uma visão abrangente do desempenho do negócio. Na nova era digital, você pode personalizar seu software de gestão de varejo e escolher uma solução que funcione melhor exclusivamente para seu negócio.

Por isso, separamos para você algumas vantagens que esses sistemas de gerenciamento podem trazer para os lojistas. Venha conhecer as novidades!

Controle de estoque eficiente

É essencial para as empresas ter um estoque bem gerenciado e controlado. Seu foco principal nesta área deve ser manter um ótimo nível de produtos em todos os momentos.

O sistema de gerenciamento de varejo fornecerá detalhes sobre seu inventário atual e identificará o tempo de estoque ideal para cada item a fim de operar suavemente o negócio. Em seguida, os revendedores podem inserir ordens de compra sob medida, evitando o excedente e minimizando o desperdício.

Portanto, monitorar e controlar as ações por meio de um sistema dá visibilidade dos níveis de estoque e permite que você tome decisões melhores. Além de reduzir custos e evitar perdas de mercadorias, você pode oferecer aos seus clientes um melhor serviço. A obtenção de um estoque ideal pode liberar seu fluxo de caixa.

Produtividade otimizada

Em muitos casos, a linha de produção pode ser otimizada com a melhoria da produtividade e eficiência dos funcionários. O rastreamento e a evolução da eficiência dos funcionários requer um software de gestão dedicado para o planejamento de recursos empresariais (ERP).

Esses sistemas não são usados apenas para identificar e alocar o colaborador certo para fazer o trabalho certo, mas também para garantir procedimentos como o uso máximo das habilidades dos funcionários, prevenir falhas e dificuldades.

Dessa forma, novas tarefas podem ser alocadas automaticamente para quem sabe melhor executar aquela função, e o trabalho já existente pode ser reatribuído de forma rápida a outros funcionários da organização. Isso permite o uso ideal dos colaboradores.

Emissão de relatórios

Os softwares de gestão ajudam a tornar os relatórios mais fáceis e mais personalizáveis. Com recursos de relatórios melhorados, sua empresa pode responder a pedidos de dados complexos mais facilmente. Os usuários também podem executar seus próprios relatórios sem recorrer ao setor de TI, economizando o tempo dos usuários.

Além disso, é possível personalizar os relatórios do seu projeto para obter apenas os dados que você precisa. Você também poderá filtrar apenas os projetos e as colunas de dados em que você está interessado. Cada relatório pode ser personalizado de várias maneiras diferentes.

Tomada de decisão

Os softwares de gestão oferecem às empresas informações comerciais valiosas. Esses programas coletam dados de múltiplas fontes — registros de clientes internos, internet, redes sociais, etc. — e gerenciam essas informações em um só lugar.

Os proprietários de pequenas empresas podem acessar esses dados para tomar decisões importantes sobre o crescimento do negócio, com base em vários indicadores de desempenho chave (KPIs).

Esses sistemas também geram análises precisas que fazem previsões de cenários futuros com base nos comportamentos anteriores dos clientes e outras tendências do mercado. Em vez de distribuir dados em vários programas, eles consolidam informações em um só lugar para uma melhor tomada de decisão, incluindo dados acumulados de fontes em toda a cadeia de suprimentos.

Coleta de dados

Os sistemas de gerenciamento de varejo permitem aos varejistas capturar e armazenar informações do cliente, que posteriormente podem ser usadas para publicidade, promoções, etc.

Além disso, o software ajudará os varejistas a organizar, simplificar e automatizar as operações e transações do dia a dia. Isso pode reduzir o esforço necessário para atividades manuais repetitivas e eliminar o retrabalho.

Múltiplos canais

Muitos varejistas estão fazendo esforços para dar suporte ao cliente em vários canais, como lojas físicas de varejo, e-commerces e catálogos de pedidos por correspondência. À medida que lançam novos canais, eles geralmente implementam sistemas separados e redundantes — um para cada canal.

Assim, a procura de um sistema de gestão de varejo adequado é prioridade para a maioria dos varejistas agora. Com a abordagem estratégica correta, os varejistas podem colher muitos benefícios de sua gestão de clientes, o que se torna sua vantagem competitiva mais tarde.

Segurança

Por fim, a segurança dos dados não será uma preocupação quando você possuir o auxílio de sistemas de gestão. Essa nova solução vai aumentar a precisão, a consistência e a segurança dos dados, por meio de recursos integrados e firewalls. As restrições aos dados também podem ser aprimoradas pelos sistemas, para que você possa distribuir as informações entre seus colaboradores da forma que achar melhor.

O que ajuda esses sistemas a manter um alto nível de segurança de dados é o fornecimento de um único banco de dados. A fusão de informações de vários sistemas geralmente causa conflitos entre fontes, mas ter um único repositório de informações gera maior coesão de informações, sendo mais fácil a proteção delas por uma única ferramenta robusta de segurança, como um firewall complexo.

Em softwares não integrados, você precisará instalar um firewall para cada função e isso pode causar conflitos entre eles. Afinal, um programa pode considerar os dados de outro como nocivos. Ademais, utilizar um firewall consome processamento dos computadores e, tendo de gerenciar diversos deles, você pode perder na rapidez de processamento de informações.

Portanto, por que você deve optar por usar sistemas de gestão de varejo? Em última análise, porque eles possuem custos operacionais pequenos e são recursos simples de serem utilizados, sem demandar longos treinamentos.

Além disso, eles colocam seu negócio em melhor posição para entender e gerenciar todo o fluxo empresarial. Imagine a vantagem competitiva que isso representa! Você terá uma visão unificada dos dados das mais diversas funções de negócios, em todas as suas lojas e em todos os canais de vendas!

Quer saber como esses benefícios podem ser aplicados à sua empresa? Então, não deixe de entrar em contato com a gente! Nossos consultores estão ansiosos para ajudá-lo a encontrar a solução ideal!

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