16 de maio de 2018

Cnab: Você sabe do que se trata?

Caro empreendedor, você já ouviu falar do Cnab? Sabe do que ele se trata? Pois bem, ele é um ponto importante para quem deseja fazer o controle do fluxo de caixa de seu negócio. E, ao mesmo tempo, não precisar se preocupar com burocracias ou perder tempo demais com essa tarefa.

Em todo o caso, confira as informações que selecionamos neste post. E confira tudo sobre este assunto, para entender como esta sigla pode ajudá-lo no seu dia-a-dia.

Vamos lá!

Cnab: O que é?

Para começo de conversa, a sigla Cnab significa “Centro Nacional de Automação Bancária”, um recurso criado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para que as pessoas jurídicas possam obter o recebimento de  crédito e informações sobre os seus clientes.

Assim, todo o processo de recebimento e envio de dados financeiros acontece por meios puramente digitais, sem que o usuário precise se preocupar em sair de casa.

Imagine poder vincular sua conta corrente ao seu caixa e poder controlar a movimentação entre ambos em um só lugar? Pois é, te explicamos em seguida como tudo isso funciona!

Vantagens de utilizar o Cnab

Você pode estar se perguntando sobre qual seria a importância de conhecer, entender e utilizar o Cnab. Então, é interessante saber como esta ferramenta funciona e como ela pode ser útil para otimizar a área financeira de seu negócio.

Este recurso tem como principal vantagem atualizar os dados bancários do sistema de gestão utilizado pela empresa, fazendo um vínculo direto entre instituição bancária e o empreendimento.

Através dele é possível fazer o controle do pagamento de compras realizadas pelos clientes, assim como o recebimento de outras eventuais fontes de renda que o empreendedor possui.

Entendendo na prática o funcionamento do Cnab

Ao adquirir um software de gestão, o empreendedor vincula suas contas bancárias ao sistema, sejam elas pessoais como empresariais.

Contando com o Cnab, os pagamentos feitos a vista ou a prazo, por meio de depósitos, transferências, cartão de débito ou crédito são notificados ao sistema.

Vale lembrar que estes programas de gestão ERP, com vínculos com o banco de preferência do usuário, também conseguem emitir boletos bancários. É possível fazer o registro da criação deste documento e acompanhar o seu pagamento pelo sistema.

E quando ele se realizar, automaticamente você saberá sobre sua compensação, sem precisar se preocupar em digitar aqueles extensos códigos de identificação. Isto porque o sistema receberá dois arquivos de retorno, sendo que eles terão suas informações cruzadas com os boletos bancários em aberto, fazendo com que você saiba de qual cliente o pagamento foi feito.

Desta maneira, você não precisará mais perder tempo com burocracias financeiras e ainda poderá fazer todo o controle digitalmente, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Veja também:

Quais são as versões disponíveis de Cnab?

Segundo a FEBRABAN, o Cnab possui dois tipos de padrão: um de 240 e outro de 400.

Explicando melhor, estas numerações estão relacionadas à capacidade de criação de um formato padronizado de envio e recebimento destas informações bancárias.

No caso do Cnab 400, ele é recomendado para empresas de pequeno porte, pois estas não precisam de tanto espaço pelo fato de gerarem arquivos leves. Por isso, a movimentação de informação através do formato é mais rápida, simples e praticamente sem erros de realização.

Ainda, esta versão oferece benefícios para carteiras mais simples e as garantidas; oferece os serviços de protestos e envio de título via Correios. Porém, o Cnab 400 não disponibiliza serviço de banco correspondente (ou seja, instituições autorizadas pelo Banco Central, como as casas lotéricas).

Por outro lado, o Cnab 240 é indicado para empreendimentos que possuem grande fluxo de dados bancários, já que esta versão permite a criação de arquivos com um maior número de informações. Tecnicamente, elas podem ser organizadas em 4 diferentes segmentos com 240 posições para cada título inserido em um mesmo arquivo.

Sobre a sua disponibilidade, destacamos que ele também é interessante para carteiras de cobrança simples e para as carteiras garantidas. Esta opção ainda conta com a postagem de títulos pelos correios, além de autorizar o agendamento de pagamento de contas (fixas e esporádicas), ter o direito à utilização de custódia de cheques e protesto.

Agora que você conhece estas duas versões, pode identificar a quantidade de informações bancárias/ financeiras que a sua empresa lida no seu dia-a-dia. E escolher qual delas é a melhor para o seu caso.

Qual layout devo optar ao usufruir do Cnab?

A utilização de um ou outro layout está condicionada a instituição bancária na qual o empreendedor é correntista. Ou que o utiliza apenas como meio de relacionamento com os clientes.

Outro ponto é que se deve ficar atento à quantidade de informações que são geradas na rotina administrativa e financeira de sua empresa. O que também indicará quais são as necessidades de seu sistema.

Para tomar esta decisão, é preciso conferir quais são as informações que são repassadas automaticamente pelo seu banco. Assim como também os dados que você deseja adquirir em cada transação comercial.

Assim, converse com algum funcionário de seu banco. E verifique as possibilidades que a instituição oferece para você. E as que deseja dispor no seu controle financeiro. Depois disso, é só conferir no seu software EPR como você terá acesso a estas informações.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado e aprendido as informações mínimas sobre Cnab. Sendo um recurso que possibilita o controle de remessas (envio) e retornos (recebimento) de capital através de meios digitais, ele não é mais um privilégio exclusivo das instituições bancárias. Mas também é extremamente vantajoso para os empreendedores.

Para explorá-lo de maneira satisfatória, não se esqueça de adquirir um software de gestão. E também de otimizar o controle financeiro do seu negócio. Pois assim todos os dados financeiros da sua empresa serão concentrados em um só lugar. O que contribui para que as informações estejam a volta. E que prontamente possam ser atendidas pelo médico responsável.

Facilite a sua vida e usufrua de tudo o que a tecnologia pode te proporcionar!