Todo empresário sabe que é imprescindível fazer o controle de todo o capital que sai do seu empreendimento, fazendo com que se saiba as possibilidades de redução de gastos e se consiga entender o que é realmente importante. O que muitos não sabem é que há um conceito super útil, o do centro de custo, que pode facilitar a vida do empreendedor e tornar esta tarefa administrativa mais rápida e eficiente.

Que tal conhecê-lo agora?

Centro de Custo: Entenda o que é

Para começo de conversa, vamos definir a ideia de centro de custo. Podemos explicá-lo como um conceito sobre os custos que cada área de uma empresa possui no seu dia-a-dia.

Ele é uma importante ferramenta na medida em que o empreendedor, a partir de seu financeiro, consegue saber as necessidades econômicas reais de cada área.

Assim, tendo o domínio das despesas que a sua empresa possui, ele poderá fazer a liberação de recurso financeiro suficiente para que cada repartição possa realizar o seu trabalho.

Mas é importante destacar que através desta mesma ferramenta o empreendedor consegue ter noção se aquela determina área está trazendo o retorno dos investimentos feitos.

Por que é importante aplicá-lo na sua administração?

Otimizar é a palavra de ordem dos administradores e por isso qualquer recurso que possibilite o aperfeiçoamento de sua produção, somado com a redução de custos e aumento de lucros, é super bem-vindo!

Como já adiantamos no tópico passado, o centro de custo faz com que o empreendedor tenha o controle de todos os gastos mensais, por exemplo, que cada área de sua empresa possui.

Por outro lado, ele também consegue saber quais são os rendimentos que as respectivas partições estão gerando para a empresa.

Desta maneira, este recurso permite que o empresário não tenha surpresas quanto ao seu financeiro, pois está acompanhando o seu fluxo de caixa constantemente.

Outra vantagem é que através das informações obtidas ele poderá estabelecer metas para cada área. Ele também poderá fazer cobranças nos momentos necessários, saber qual é o departamento que mais merece atenção e estímulos, etc.

E mesmo os colaboradores de cada seção terão um melhor conhecimento das suas funções e onde devem chegar com o seu trabalho. Quando se entende as metas estabelecidas, fica mais fácil alcançá-las!

Podemos dizer que este conceito traz um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento da empresa. O que é essencial para se realizar uma boa administração da mesma!

Veja também:

Quais são os tipos de centro de custo existentes?

Cada área de uma empresa possui uma razão para existir, cumprindo um determinado papel que possibilita a própria existência do negócio. Por isso, é preciso ter em mente que a aplicação do conceito de centro de custo não será uniforme, dependendo da função de cada área.

De modo geral, podemos dividi-lo em duas grandes categorias:

  • Centro de custo produtivo

Deve ser aplicado sobre os departamentos que diretamente possuem a função de produzir lucros para a empresa. Como os que estão ligados às áreas de produção, de vendas (vendedores e publicidade), de atendimento ao cliente (vendedores, telemarketing, etc), dentre outros.

  • Centro de custo não produtivo

Já esta categoria deve ser aplicada para aqueles departamentos que estão mais ligados à administração do negócio. Por mais que eles não sejam responsáveis diretamente pela produção e venda de produtos ou serviços, eles são os que vão garantir o funcionamento de sua empresa, cuidando de suas obrigações fiscais e legais, da gestão financeira, etc.

Por isso, fique atento às particularidades de cada departamento!

Como posso aplicar este conceito em meu negócio?

Agora que você conhece os benefícios do conceito de centro de custo, vamos partir para uma parte mais prática, demonstrando como você pode aplicá-lo na gestão de sua empresa.

O primeiro passo é identificar e registrar todas as áreas que existem na sua empresa. Depois, é necessário fazer a sua divisão em áreas produtivas e não produtivas. Leve em consideração nesse momento, a sua responsabilidade direta pelo lucro do empreendimento.

Com esta divisão, faça o agrupamento de todos os lugares segundo o critério de lucratividade. Pois assim poderá fazer um planejamento mais específico para cada área.

Como avaliar o desempenho da empresa através da ideia de centro de custo?

Além de saber como aplicar um determinado recurso, é importante saber o que fazer com as informações obtidas através dele. Principalmente no que toca à otimização do funcionamento de uma empresa.

O principal objetivo de estabelecer centros de custos em sua empresa é fazer com que todas as áreas trabalhem da melhor forma possível. Isto porque se cada uma delas trabalhar dessa forma, o rendimento do negócio será maior, seja de maneira direta ou não.

Por isso, através do conceito, o empreendedor obterá informações sobre as despesas que determina área gerou em um período de tempo. Neste momento, é preciso avaliar se elas estão dentro do esperado.

Pegue a quantia que foi repassada para cobrir estes gastos e faça as contas. O capital foi bem utilizado?

Agora, dependendo do trabalho desta repartição, tome nota das informações sobre a lucratividade gerada neste período. Ela está dentro do esperado? Está recompensando os gastos realizados?

É importante saber que se há um maior número de áreas dando prejuízo do que rentabilidade ao negócio. É urgente que se faça uma triagem do que está acontecendo para identificar as falhas. E poder corrigi-las o mais rápido possível.

Vale lembrar que esta avaliação é continua e deve ser feita periodicamente. Mas como o centro de custos possibilita o levantamento de informações constantes, você verá que fazer este controle não será um grande problema.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado e entendido sobre o conceito de centro de custo. Independente do porte da empresa, ele será um ótimo recurso para que a administração seja melhorada. E você possa obter sucesso com o seu empreendimento.

Lembre-se de classificar corretamente cada área da empresa, estabelecer metas. E manter um acompanhamento constante das despesas e lucros gerados por todas as repartições.

Aplique esta ideia, controle suas informações e veja a diferença acontecer!

Artigos que você pode se interessar