Ter o próprio negócio, sem dúvidas, é o sonho de muitos brasileiros. Afinal de contas, os benefícios do empreendedorismo são muitos, como poder trabalhar com algo que você gosta, oferecer algo de valor para as pessoas e, é claro, poder crescer financeiramente.

E por isso, a cada ano que passa, mais e mais pessoas decidem criar seu próprio negócio. Já que mesmo com a crise, vemos alguns empreendedores de todas as áreas prosperando.

O problema é que muitas pessoas ignoram o fato de que o caminho do empreendedorismo é também cheio de desafios. E, como consequência disso, muitos acabam se perdendo e precisam até mesmo fechar as portas depois de algum tempo.

Dentre os muitos desafios encontrados no meio dessa jornada, um dos maiores é conseguir manter o foco. Principalmente porque ter um negócio exige do empreendedor um olhar apurado para diversos processos, que precisam funcionar em conjunto.

E para te ajudar a enfrentar esse grande desafio, abaixo você irá ler um pouco sobre a importância do foco e também verá algumas dicas de como manter o seu foco no que realmente interessa.

Por que é tão importante ter foco no seu negócio?

Segundo dados divulgados pelo Sebrae, a cada 10 empresas abertas, 6 fecham as portas em menos de 5 anos de mercado.

Dentre os muitos fatores que influenciam nessa estatística, um dos principais, sem dúvidas, é a falta de planejamento. Todos nós sabemos que ao começar um negócio sem um bom planejamento inicial é quase impossível obter sucesso.

No entanto, o que muitos empreendedores parecem se esquecer é que ter um planejamento e não conseguir manter o foco nele, também não vale de nada. E o resultado pode ser tão desastroso quanto a própria falta de planejamento em si.

Além disso, o foco também é importante porque ele te ajuda a tomar decisões mais acertadas, de acordo com aquilo que você está construindo.

Também é importante ressaltar que não é apenas no momento de tomar grandes decisões, como por exemplo, de definir possíveis parcerias, de investir em novos produtos, que o foco é importante.

Quanto mais foco você tiver nas pequenas decisões diárias, melhores são as suas chances de construir um negócio de sucesso e que funcione a longo prazo.

E como sabemos que isso não é algo fácil, para te ajudar, listamos abaixo 3 dicas de como manter o foco no que realmente interessa. Confira:

  • Tenha sempre seus objetivos e metas em mente

Manter as metas e objetivos em mente é uma excelente forma de conseguir manter o foco no que você está construindo, mesmo com todas as possíveis distrações.

É aquela velha história: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”. Todos nós sabemos que é impossível criar um negócio de sucesso sem buscar o alcance das nossas metas e dos nossos objetivos.

  • Prioridades bem definidas

Você sabe quais são as maiores prioridades do e no seu negócio? Isso também é algo essencial e faz toda a diferença!

Assim como as metas e os objetivos servem para que você possa se guiar nas decisões diárias, com prioridades muito bem definidas esse processo de tomada de decisões também se torna muito mais fácil e muito mais eficaz.

  • Cuidado com a diversificação dos produtos

Oferecer diversos produtos para os clientes é uma excelente forma de garantir um número maior de consumidores.

Mas é preciso tomar cuidado! Pois se esse processo não for bem planejado e elaborado, isso também pode ser uma armadilha para sua empresa. E saiba que é justamente neste momento, que muitos empreendedores acabam perdendo o foco.

Por isso, antes de criar novos produtos, procure realizar diversos testes de mercado para entender se isso é o melhor para sua empresa naquele determinado momento.

Muitas vezes é mais lucrativo continuar investindo ou aumentar o investimento naquilo que você já tem do que passar a oferecer algo novo ao seu cliente.

Muito mais do que simplesmente escolher o negócio certo, para ter sucesso é preciso empreender da maneira correta. E, sem dúvidas, manter o foco no que realmente importa é uma maneira de garantir que você está construindo um negócio sólido e que funcione a longo prazo.

Como foi dito no começo deste artigo, mesmo com a crise, podemos encontrar empreendedores prosperando em todas as áreas. Por isso, saiba que não importa qual o seu negócio, o que realmente importa é manter o foco!

E se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Dessa forma, você garante que outras pessoas que estejam construindo um negócio, como você, também tenham acesso a esse conteúdo.

Artigos que você pode se interessar