Com a chegada da pandemia provocada pela Covid-19, o consumo de produtos digitais aumentou. Segundo um levantamento da Ebit/Nielsen, as vendas online ganharam 13 milhões de novos consumidores no Brasil em 2020.

E, sem dúvida, o marketplace está presente nesses dados. Se você quer saber mais sobre o assunto, principalmente, sobre como se tornar um vendedor nessas plataformas, continue lendo o texto que preparamos sobre o tema.

Marketplace: o que é?

Ainda de acordo com o levantamento da Ebit/Nielsen, o marketplace cresceu 52% em 2020, resultando em R$ 73,2 bilhões para a categoria. Mas você sabe o que é marketplace?

Basicamente, esse é um modelo de negócio muito parecido com um shopping. Porém, virtual. Nessa plataforma, há diversas lojas, produtos e marcas em um só lugar, tudo podendo ser acessado com qualquer aparelho que tenha conexão com a internet.

O marketplace no Brasil surgiu nos anos 2000, sendo o Ponto Frio e Americanas marketplace os pioneiros no país. Por proporcionarem acesso a inúmeras pessoas que têm liberdade para personalizarem seus anúncios, os preços podem ser bem competitivos.

Maiores marketplaces do Brasil: conheça alguns deles

Atualmente, são inúmeros os marketplaces que têm operação no Brasil. Muitos deles, você já deve ter ouvido falar, mas nunca se perguntou sobre como funciona a plataforma. Conheça os principais: 

Segundo uma pesquisa realizada pela Semrush em 2021, o Mercado Livre ainda ocupa a primeira posição entre os mais acessados pelos brasileiros, seguido da Americanas, OLX, Magazine Luiza e Amazon. 

De qualquer maneira, se você está pensando em adentrar o mundo das vendas online, saiba que é importante estar presente não só em um, mas em diversos marketplaces, visando alcançar ainda mais o seu público e vender mais. 

Conheça algumas das vantagens de vender nesse e em outros marketplaces: 

  • Mais visibilidade, uma vez que essas marcas já possuem uma alta taxa de visitantes no site;
  • Custos reduzidos, já que a maioria trabalha somente com comissões sobre vendas;
  • Aumento das vendas e lucratividade, por conta da audiência já consolidada;
  • Sites já muito bem indexados e ranqueados, entre outros benefícios.

Como vender no marketplace?

A verdade é que cada marketplace possui suas particularidades quanto ao uso. Portanto, vale escolher em quais marketplaces você deseja vender e estudar mais sobre como anunciar no marketplace, principalmente, em aspectos como criação de conta de vendedor e cadastro e envio de produtos. 

Porém, separamos algumas dicas importante para vender mais e se destacar, após todo o seu processo de cadastro: 

1- Fique atento(a) às tendências do momento

Você sabe quais são as tendências das vendas online? Estar atento a esse tópico é crucial para alavancar os seus resultados! 

Pesquise quais são os produtos que mais tem saída, estude os seus concorrentes e o seu público-alvo e quais são as tendências no Brasil e no mundo.

2- Foco na experiência de venda

O foco total deve ser no cliente que cada vez mais busca uma boa experiência de compra.

Preste atenção em tópicos como preço, frete grátis, entrega, dentre outros fatores que podem ser decisivos no momento de compra. 

3- Esteja atento à qualidade das fotos e vídeos

É inegável que fotos e vídeos com boa qualidade passam mais credibilidade ao potencial cliente. 

Não é necessário contratar um profissional e gastar muito dinheiro com o assunto. Porém, aspectos como iluminação, cenário e enquadramento podem fazer toda a diferença no seu material. 

4- Capriche em descrições precisas 

Uma descrição detalhada do produto pode ser o que faltava para o seu cliente efetuar a compra.

Não se esqueça de investir tempo nesse aspecto e caprichar nas descrições. 

Conheça o Lexos Hub: a plataforma que vai te ajudar a entrar de vez no mundo dos marketplaces!

Agora que você já sabe o que significa marketplace, chegou o momento de começar a entrar nesse universo. Para isso, um hub de integração marketplace, que é utilizado para centralizar toda a operação de um negócio online das diferentes plataformas, pode ser essencial. Afinal, se você vai vender online, não pode deixar de ser visto em todos os lugares, certo?

O Lexos Hub é a ferramenta ideal para você. Ele conecta informações de anúncio, expedição e estoque, fazendo a interligação com diversos marketplaces.

Com ele, é possível gerenciar todos os produtos e pedidos em um único lugar, publicar anúncios em massa para os principais marketplaces, emitir NFes sem precisar de nem 1 clique e reduzir o tempo de expedição em até 5 vezes.

A plataforma já é utilizada por inúmeras empresas que, conforme vão testando suas funcionalidades, começam a entender a sua importância. Um exemplo é a Fit & Beauty, empresa que, ao usar o hub, viu a diferença aparecer nos números, tendo um crescimento de vendas de 38% ao mês acumulado. Tudo isso só com a otimização do tempo!

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