26 de novembro de 2021

Magalu marketplace: conheça todas as funcionalidades

Em setembro deste ano, o Magalu marketplace atingiu a marca de 100 mil vendedores na plataforma, de acordo com a E-commerce Brasil. Esse foi mais um recorde quebrado pela empresa, que, a cada dia que passa, vêm mostrando a sua força no mundo digital, proporcionando um ambiente para que as pessoas possam criar sua própria loja na internet.

Você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar da plataforma, porém, sabe como ela funciona? Se a resposta for não, leia o texto abaixo e conheça tudo sobre o marketplace Magalu.

Antes de tudo, o que é a Magazine Luiza?

Antes de conhecer o Magazine Luiza marketplace, é importante conhecer um pouco sobre a empresa que o idealizou. A “Magalu”, como também é conhecida, é uma rede de lojas varejistas que possui, atualmente, cerca de 1.000 unidades físicas espalhadas pelo Brasil.

A companhia foi fundada em 1959, pela empresária Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, tendo a sua primeira loja inaugurada na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Suas principais áreas de atuação são na venda de celulares, eletrodomésticos, móveis e produtos de informática em geral. 

Atualmente, de acordo com a InfoMoney, a Magazine Luiza vale R$ 71.376.727,00 na bolsa de valores, ocupando a quinta colocação na lista das empresas brasileiras mais valiosas. Só no terceiro trimestre de 2021, ainda segundo a InfoMoney, a empresa registrou R$ 22,6 milhões de lucro líquido. 

Portal Magalu marketplace: como nasceu e o que é? 

O Magalu Marketplace foi idealizado, inicialmente, em 2001, pelo CEO da marca na época, Frederico Trajano, que propôs a integração das atividades físicas e digitais da empresa, buscando tornar a imagem da companhia mais relevante na Internet.

Nessa época, a Magazine Luiza já possuía um site informativo, mas passou a oferecer seus produtos por esse canal. Porém, foi só em 2016 que a empresa decidiu abrir a plataforma para outras companhias, fazendo com que o marketplace se tornasse o fenômeno que é hoje. No início, eram vendidos produtos de 200 empresas no site.

Então, o Magalu Marketplace nada mais é do que um shopping online que, assim como os físicos, proporciona um espaço para que outras lojas possam expor e vender seus produtos. Resumindo, é um grande portal para pequenos e médios varejistas. 

Magalu Marketplace: conheça as principais vantagens de estar nessa plataforma

Além de aceitar quase todo tipo de produto, a Magazine Luiza é conhecida nacionalmente por ter muita visibilidade no mercado de vendas, o que é o maior benefício de integrar o Magalu Marketplace. 

Além disso, ao ingressar com os produtos na plataforma, também é possível vendê-los nas lojas físicas da empresa, o que é outro diferencial, já que a Magalu oferece todos os recursos que têm para os seus parceiros. 

Outro benefício é que não será necessário investir em um site só para e-commerce, já que será utilizada toda a estrutura da plataforma. E, por fim, também é possível utilizar o Magalu Entregas para enviar as compras para os clientes, o que proporciona economia nos fretes. 

Magalu Marketplace cadastro: como fazer?

Agora que você já viu o quão benéfico é vender na Magalu, deve estar se perguntando: como se faz para fazer parte da plataforma? 

Os empreendedores e companhias interessados em ter seus produtos no programa precisam fazer o cadastro Magalu Marketplace no site da empresa, ler os Termos de Serviço e preencher um formulário.

Depois, será solicitado que seja acrescentado o nome da loja virtual e também o endereço URL. No caso, esse endereço virá logo depois do nome da Magalu na aba de pesquisa, tornando muito mais fácil a forma dos clientes encontrarem a loja. Exemplo: magazineluiza.com.br/lojavirtual. 

É importante salientar que, para esse início de parceria comercial e toda a jornada dentro da plataforma, é obrigatório ter um CNPJ.

*O marketplace da Magazine Luiza faz cobranças de taxas por transação feita, chamadas de comissão Magalu Marketplace. Essa taxa varia de acordo com a categoria do produto, portanto, ao abrir sua loja no sistema, lembre-se de conferir quanto será retirado por venda.

Lexos Hub: contrate para vender no Magalu e em outros marketplaces de forma personalizada!

Com um Hub de Integração de marketplace, a sua loja pode estar presente, tanto no Magalu, quanto em diversos outros marketplaces, por exemplo. 

O Lexos Hub conecta informações de anúncio, expedição e estoque, fazendo a interligação com diversos marketplaces.

Quando o cliente compra o produto em qualquer um dos marketplaces integrados ao hub, você recebe a notificação, já com a impressão da etiqueta de expedição e nota fiscal. Então, é só separar o produto e despachar. O sistema que está interligado ao seu ERP dá baixa no estoque e atualiza em todos os marketplaces.

Não perca tempo e se faça presente!

Leia também: