A inauguração de loja é um momento muito importante para qualquer empreendedor. Isso porque, essa será a primeira imagem que você transmitirá para seus clientes e ela irá influenciar totalmente como a identidade da sua marca será encarada dali por diante.

O ditado popular “A primeira impressão é que fica” é bastante realista dentro do mercado varejista. Esse primeiro momento de contato dos consumidores com o seu empreendimento fará toda a diferença na fidelização dos mesmos, independentemente se o seu comércio for físico ou online.

Logo, você precisa ter em mente que a mensagem de inauguração de loja precisa ser a mais clara possível. É necessário mostrar todos os diferenciais que a sua marca tem e de que maneira eles podem resolver as dores do seu público.

Além disso, esse momento precisa ser considerado um investimento, uma vez que ele precisa dar algum tipo de retorno. Seja financeiro ou na construção de uma identidade sólida perante o mercado.

Por isso, se você deseja saber mais sobre como inovar na inauguração da sua loja e impactar positivamente a imagem da sua marca frente ao seu público-alvo, continue lendo esse post até o final e descubra:

  • Como o planejamento influencia na inauguração de loja;
  • Dicas e ideias criativas para implementar na inauguração de loja.

Confira!

Inauguração de loja: Como o planejamento influencia nesse processo

Quando os empreendedores param e se perguntam “inauguração de loja o que fazer”, geralmente eles pensam apenas nas ações que desejam realizar no dia. Contudo, antes de qualquer coisa, até mesmo de pensar em ideias para esse momento, é necessário fazer o planejamento estratégico para empresa.

Assim como qualquer outra abordagem do seu empreendimento, o planejamento irá traçar o caminho, bem como os recursos que irá precisar para montar uma inauguração de sucesso e evitar gastos desnecessários. Por isso, você precisa se planejar.

Desde a data escolhida para a inauguração de loja, até realização de campanhas de divulgação e contratação de serviços para o dia. Cada detalhe precisa ser colocado na ponta do lápis se você não quiser começar com o pé esquerdo.

Por exemplo, escolher fazer esse vento no começo da semana, em plena segunda-feira, não é o mais vantajoso. Afinal, a grande maioria das pessoas está trabalhando nesse dia.

O mais recomendado é que você faça a inauguração de loja no final de semana. Normalmente as pessoas estão de folga no sábado e domingo, o que irá aumentar o público que visitará o espaço.

Outro cuidado é em relação aos diferenciais que você irá oferecer no local nessa data. Por exemplo, se você vai realizar um coquetel, é preciso levar em conta que isso irá gerar despesas que precisam ser recompensadas por meio de vendas realizadas.

Então, coloque todas as ideias para inauguração de loja no papel, veja quais estão dentro do orçamento e realmente podem ser realizadas, e planeje com cuidado esse momento. Assim, com toda a certeza o seu evento será um verdadeiro sucesso.

Dicas de ideias criativas para inauguração de loja

Para lhe ajudar a começar com o pé direito no mercado, separamos nesse post, algumas ideias criativas para inauguração de loja. Elas são fáceis de aplicar e podem ser utilizadas para negócios de vários segmentos.

Com as dicas e ideias que reunimos nesse post, você irá se inspirar para fazer algo totalmente diferente e encantar o seu público, ampliando assim, as suas chances de fidelizar vários clientes logo de cara. E a primeira delas é:

1.    Faça campanha nas redes sociais

A primeira ideia para inauguração de loja que você pode adotar é desenvolver uma campanha nas redes sociais.

Atualmente essas plataformas exercem uma grande influência sobre os consumidores. Também não é para menos, pois é através delas que eles buscam informações sobre marcas, produtos e serviços.

Uma excelente maneira de dar mais visibilidade para o seu evento e empreendimento é justamente criar uma ação de marketing digital dentro desses espaços. Você pode, por exemplo, oferecer descontos para quem levar um print de alguma postagem feita na fan page do seu negócio.

Além disso, não se esqueça de criar um evento próprio para a inauguração de loja. Com ele, além de centralizar a divulgação de informações sobre esse momento, você ainda poderá usar os dados de pessoas confirmadas para o dia para se planejar melhor.

2.    Coquetel

Outra dica de inauguração de loja é fazer um coquetel. Essa é uma estratégia tradicional dentro do mercado varejista e que já provou gerar grandes resultados. Isso porque, esse tipo de abordagem mostra ao cliente que a sua marca é diferenciada, e que está preocupada em oferecer sempre a melhor experiência para os consumidores.

Seja no evento de abertura do ponto de venda ou no dia a dia. Mas, é preciso tomar cuidado ao usar essa alternativa. Os coquetéis exigem um investimento maior, principalmente se você quiser oferecer itens de extrema qualidade e requinte nesse evento.

O ideal é buscar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Além disso, é preciso calcular com cuidado a quantidade de salgadinhos, docinhos e bebidas para atender todo o seu público, afinal, se algo faltar logo nesse dia causará uma má impressão para os seus consumidores.

Nesse sentido fazer um evento no Facebook pode te ajudar. É possível usar as confirmações como base para encomendar um pacote que atenda a todos.

Outro cuidado que você precisa ter ao fazer um coquetel na inauguração de loja é de oferecer opções para todos os gostos. Se o seu público-alvo pode trazer crianças para o evento, então é necessário ter produtos que também possam ser consumidor por elas.

3.    Serviços que tenham relação com o segmento do seu negócio

Outra dica para fazer uma inauguração de loja de sucesso é oferecer no dia algum serviço que tenha relação com o segmento dela. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas de moda feminina, uma boa ideia é colocar um personal style no local.

Assim, o profissional poderá dar dicas para as clientes, e até mesmo orientá-las sobre as melhores compras. Com esse tipo de abordagem você consegue não só gerar vendas, uma vez que o personal irá incentivar as consumidoras a adquirem produtos, como, também fidelizar a sua clientela.

Isso porque elas irão perceber que, mais do que simplesmente vender, você também está preocupado em oferecer uma experiência perfeita para as clientes e até mesmo ajuda-las com dúvidas sobre moda que todas as mulheres tem.

Quer mais um exemplo? Digamos que você tenha uma loja de brinquedos, colocar atrações como camarote de pintura, piscina de bolinhas e algodão doce com toda a certeza irão chamar a atenção de quem está passando pelo seu ponto de venda e deixar a criançada super feliz.

4.    Faça parceria com um Digital Influencer para o dia do evento

Mais uma ideia de inauguração de loja que tem feito muito sucesso e mostrado que pode gerar excelentes resultados é contar com a presença de um Digital Influencer no dia do evento. Essas personalidades da web tem ganhado cada vez mais destaque, tornando-se uma poderosa estratégia de marketing para marcas de todos os segmentos.

Esses influenciadores são conhecidos por terem milhares de seguidores nas redes sociais, e ter a capacidade de gerar um nível de engajamento sem precedentes. Logo, se você tiver a presença de uma dessas personalidades na inauguração de loja, com toda a certeza o seu público do dia irá, no mínimo, duplicar.

Você não precisa buscar alguém com engajamento nacional. Na verdade, os digitais influencers locais são os ideais, uma vez que você quer atrair os consumidores da sua região para o seu estabelecimento.

Também não é necessário investir muito dinheiro para colocar esse tipo de estratégia em prática. Você pode estabelecer uma parceria onde fornecerá alguns de seus produtos para o influenciador, e em troca ele fará a divulgação nesse dia em específico.

5.    Crie uma ação social para o dia

Outra forma de tornar a inauguração de loja um sucesso é criar uma ação social para o dia do evento. Os consumidores tem se preocupado cada vez mais em comprar produtos de empresas que tenham esse tipo de engajamento, até mesmo para melhorar a nossa sociedade de maneira geral.

Então, vale à pena investir nesse tipo de abordagem não só para inaugurar o seu negócio, mas também no seu dia a dia. Uma boa dica é reverter parte das vendas para alguma ONG ou projeto local.

Além disso, você também pode organizar outras ações conforme o seu segmento de atuação. Por exemplo, se você está abrindo uma loja de produtos para pets, uma excelente alternativa é promover uma feira de adoção na frente do seu ponto de venda.

Você pode contatar alguma ONG de ajuda animais da sua região e oferecer a sua estrutura. Dessa forma, além de mostrar engajamento com causas sociais, você também irá divulgar os seus produtos e marca, mostrando como tem responsabilidade para com a sociedade.

6.    Dê brindes para os clientes

Se tem uma coisa que todo mundo adora é ganhar brindes. Não importa o tamanho ou valor, eles sempre fazem sucesso entre os consumidores. Afinal, quem não gosta de ganhar algo, principalmente sem pagar nada?

O ideal é que você dê algo que seja realmente útil para os clientes. Que mostre a identidade visual da sua marca e que tenha relação com o seu nicho de atuação. Assim sempre que o cliente olhar para o item irá se lembrar da sua marca. E tudo o que ela representa.

Por exemplo, se você está abrindo uma loja de cosméticos, vale à pena distribuir itens que as mulheres usam frequentemente, como lixas de unha, pinças e até mesmo algum produto de beleza. Hoje existem várias empresas de personalização que atuam com diferentes tipos de brindes. Desde esmaltes até canecas.

Mas lembre-se sempre de que isso é um investimento. Então o ideal é avaliar se é melhor distribuir os brindes para qualquer pessoa que simplesmente entrar no seu ponto de venda. Ou, apenas para quem fizer compras a partir de um determinado valor.

7.    Crie promoções exclusivas para a data

Outra excelente forma de fazer da inauguração de loja um sucesso é criar promoções exclusivas para a data. Assim como os brindes os consumidores não resistem a uma boa ação promocional.

É muito importante que você estude bem qual será a dinâmica para que não acabe saindo no prejuízo. Outro detalhe é verificar se você possui estoque suficiente para arcar com a promoção. Se os produtos acabarem nas primeiras horas, isso também irá causar uma péssima impressão do seu negócio.

E, não se esqueça de deixar bem claro que e a ação promocional é válida somente para o dia da inauguração de loja. As pessoas precisam ter em mente que essa é uma oportunidade única de comprar o que precisam. E ainda conhecer uma marca que oferece diversos diferenciais.

8.    Sorteio

Os sorteios são tradicionais em inaugurações. Eles fazem muito sucesso, principalmente quando oferecem algum prêmio diferenciado e bastante popular no momento.

Claro que você vai sortear um carro zero km logo de cara. E nem mesmo é necessário algo tão grandioso do gênero. Esse tipo de premiação é mais adequada para datas comemorativas como Natal e Dia das Mães. Sem contar que você precisaria de parceiros para conseguir realizar o sorteio.

O mais recomendado é que você sorteie algo relacionado ao seu negócio. Que não exija um investimento muito alto. E que seja atrativo para os clientes. Uma alternativa são os vale-presente ou vale-compras.

Isso porque, você pode oferecer um valor X, que não prejudique os seus lucros e que seja chamativo para os clientes. Outra vantagem é o fato do ganhador poder gastar o valor todo em sua loja. Ou seja, é mais uma maneira de você divulgar todos os seus produtos, e ainda fidelizar um cliente.

Para realizar sorteios é importante sempre deixar claro o regulamento, até mesmo para evitar problemas futuros. Além disso, sempre busque um sistema que seja confiável. Até mesmo para que os próprios consumidores se sintam seguros em participar da ação promocional.

Conclusão

O sucesso de uma inauguração de loja depende de todo o planejamento que você faz para o evento. Não basta simplesmente decidir uma data e esperar que ela chegue. É necessário pensar em cada detalhe para que os seus futuros clientes tenham a melhor experiência possível.

Então, sempre planeje com cuidado esse tipo de evento. E não se esqueça de usar estratégias tanto para o local, como para a web. A internet pode ser uma poderosa aliada, se usada de maneira correta.

Quer mais dicas para alavancar o seu negócio? Então não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

 

 

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