11 de dezembro de 2017

8 dicas indispensáveis para sua loja ter sucesso!

Fazer um bom marketing do negócio é uma tarefa desafiadora, não é mesmo? É preciso saber escolher as estratégias certas e colocar tudo em prática com muito cuidado e profissionalismo. Só assim para agradar e fidelizar a clientela.

Nós preparamos um post especial com dicas de marketing para que você tenha sucesso no seu empreendimento. Listamos as melhores alternativas para que o seu varejo tenha ótimos resultados. Quer saber como fazer um bom marketing para varejo? Confira o nosso post e saiba mais sobre o tema!

1. Ofereça brindes

Oferecer brindes com o logotipo da marca é uma ótima maneira de fazer a sua empresa ser conhecida. Os brindes são um agrado para o cliente e constituem uma forma de divulgar a sua marca. Afinal, onde o cliente for, levando o item, propagará o seu logotipo. As pessoas podem puxar assunto ao verem o objeto e pedirem o contato da loja.

Lembre-se de fazer brindes que estejam adequados ao seu público. Canetas podem ser ótimas para adultos ou jovens; agendas podem ser boas opções para executivos, bem como calendários, lápis e chaveiros também são excelentes alternativas, então, basta observar as características do seu público para escolher o mais adequado. Essa proposta pode ajudar o empreendimento a se fazer conhecido e a conquistar novos compradores.

2. Utilize cupons de desconto para atrair e fidelizar novos clientes

Cupons de desconto são boas estratégias para atrair e fidelizar clientes. Com eles, você pode oferecer alternativas de compra nos produtos mais atraentes da loja, de forma a incentivar uma aquisição posterior.

Essa proposta funciona como um benefício a mais para a próxima compra, podendo ajudar a manter boas vendas. A estratégia tende a fidelizar o cliente, pois ele adquire um produto uma vez e já tem, no cupom, um estímulo para voltar a procurar seus serviços.

3. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação entre a empresa e os consumidores ou potenciais compradores. Você pode enviar newsletters, oferecer promoções, realizar o pós-venda, comunicar-se para prestar esclarecimentos, enfim, uma ampla gama de ações.

Essa maneira de trocar informações é bastante ágil e fácil. A maioria das pessoas verifica o e-mail com regularidade. Com isso, dá para alcançar um público muito maior e em menos tempo. Com as estratégias adequadas, você pode cativar clientes e ter ótimos resultados no seu empreendimento.

4. Esteja presente nas redes sociais

Ter uma boa presença digital é uma estratégia importante para fazer o seu varejo evoluir. Agora, quase toda corporação já tem perfil no Facebook, no LinkedIn e no Instagram. Essa é uma medida que permite promover um relacionamento positivo com os clientes. Ali, na rede social, dá para formar a imagem do negócio e interagir com o público. Dessa forma, a empresa pode cativar seguidores e desenvolver uma relação mais próxima com eles.

O perfil da marca pode ser desenvolvido de acordo com a impressão que ela deseja passar para os clientes. Imagens, linguagem e postagens podem ser um ótimo veículo para promover o negócio.

5. Crie uma autoridade para a sua marca

Mostre que a sua marca é expert no ramo em que você atua e estabeleça um diferencial competitivo. Tenha vendedores capacitados e capazes de oferecer as informações necessárias para os consumidores. Isso é importante para inspirar a confiança do público.

Se a empresa não demonstra ter conhecimentos no ramo, ela perde clientes para a concorrência. Nós recomendamos que a equipe participe de capacitações, para que todos possam demonstrar autoridade no assunto.

Dessa forma, você cria uma imagem positiva para o empreendimento e oferece um atendimento muito melhor. Os vendedores vão ser capazes de somar para a experiência do cliente, fazendo com que a compra seja mais positiva.

6. Tenha sempre uma boa vitrine

A vitrine é a primeira impressão da sua loja que o cliente terá e é muito relevante para a decisão de entrar ou não. Faça uma vitrine organizada, com a identidade da marca, envolvendo os produtos mais atraentes da loja. Isso permite incentivar a vinda de consumidores que estejam mais alinhados ao perfil do seu empreendimento.

Além disso, é importante manter a vitrine sempre atualizada, renovando os produtos que estão dispostos ali. Assim, você demonstra que a sua marca tem variedade de opções.

Acompanhe também as épocas do ano. Fazer decorações temáticas de acordo com datas comemorativas pode ser um bom plano.

7. Alinhe seus materiais de comunicação e otimize o marketing para varejo

Ter uma rede de comunicação integrada e alinhada é uma medida importante para garantir que o consumidor esteja a par dos eventos que acontecem na loja. Todas as vias utilizadas para se comunicar com clientes (como Facebook, folhetos, e-mails e propagandas de rádio) devem transmitir a mesma mensagem.

Um desencontro de informações pode levar a enganos e aborrecimentos, além de prejudicar a imagem do empreendimento. Nós recomendamos que você faça mensagens padronizadas e inclua pequenas adaptações, dependendo do veículo de difusão utilizado.

8. Proporcione um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente envolve educação e cortesia, combinadas com boas informações e com respeito à individualidade do consumidor. Mas como assim? Continue aí que explicaremos.

Há clientes de todos os jeitos possíveis. Uns são mais reservados, alguns gostam de dialogar com os vendedores, outros são muito observadores. Sua equipe precisa ter tato para entender qual a preferência do consumidor e desenvolver uma abordagem que respeite o jeito de ser dele.

É preciso capacitar os vendedores para que eles saibam perceber como o cliente prefere ser atendido. Assim, sua empresa pode oferecer um serviço melhor e de forma personalizada.

O marketing para varejo tem suas particularidades e desafios, mas, com as estratégias certas, dá para fazer a empresa decolar. Neste post, demos várias dicas de ações que podem ser realizadas no empreendimento, como investir nas redes sociais e no e-mail marketing, alinhar os materiais de comunicação e manter a vitrine em altos padrões.

Além disso, sugerimos também a realização de treinamentos com o time, o oferecimento de cupons de descontos e brindes, e a criação de uma autoridade da marca. E então, gostou de nossas dicas para ter sucesso com o marketing para varejo? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro dos nosso próximos conteúdos!