O meio do empreendedorismo é, assim como todas as outras áreas, composto majoritariamente por homens. Sem dúvidas, crescer e se destacar nesse meio é um desafio para as mulheres. No mês da mulher, destacamos a trajetória e os resultados da Franmakes

O dia 8 de março é uma data para homenagear toda a luta das mulheres para garantia de igualdade social, política e econômica. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que a trajetória das mulheres de todo o mundo pelos seus direitos e autonomias não seja esquecida. Esta batalha não tem fim enquanto as mulheres ainda sofrerem injustiças, seja no mercado de trabalho ou na conduta social. 

A história de crescimento e sucesso da marca Fran Makes acompanha a realidade do mercado feminino empreendedor. Motivadas pela necessidade de outra fonte de renda ou de independência financeira, as mulheres empreendedoras compõem hoje 34% dos donos de negócios [IBGE 2018]. Com menor taxa de inadimplência e de empréstimos bancários [SEBRAE 2017], o empreendedorismo feminino toma conta de um mercado antes dominado por homens e alcança seu êxito por lideranças como Francyana, fundadora e idealizadora da empresa.

Fran iniciou sua trajetória como empresária a partir da necessidade, como muitas das empreendedoras mulheres. Formada em Engenharia Ambiental e desempregada após a gravidez, há 10 anos viu na venda de maquiagens uma oportunidade de crescimento financeiro e realização pessoal. O caminho trilhado pela empresária, cuja marca conta com mais de 400 mil seguidores, começou com apenas duas maletas e a vontade de crescer. No início, seus produtos vinham de um sistema de compras consignado com seu irmão, que morava nos EUA e fornecia os produtos para a venda.

Francyana aumentou seu capital de compra graças aos seus produtos e muito trabalho. Passou a comprar diretamente das importadoras e expandiu sua gama de produtos investindo em cosméticos capilares e perfumaria. Desde o começo, quando contava com o porta-malas do carro como estande e vendia suas makes de porta em porta, a empresária sempre prezou pela qualidade dos seus produtos. A partir do contato direto com as importadoras, construiu suas referências e ampliou seu negócio: a primeira loja física de 36m² foi expandida a 100m², inaugurou mais uma filial e conquistou o mercado de vendas online para todo o Brasil.

Com o negócio em expansão, a empresária tomou a decisão de colocar à frente da administração uma gestora, Vivianne Medeiros, que compôs o time de liderança feminina, e proporcionou, considerada por Fran, a fase “boom” da empresa. Foi no auge da pandemia e das compras online, em maio de 2020, que a própria Francyana deu o passo de contratar a Lexos.

O sistema Lexos auxiliou no controle do estoque de mercadorias e compras programadas, evitando o excesso de volume de compras e um estoque maior do que o necessário. Para um negócio em rápida expansão, o serviço se torna essencial para gerar controle financeiro e margem de lucro.  

 “Com a Lexos, fica tudo redondinho. Eu gostei muito!” – Francyana. “A Lexos deu um direcionamento para o administrativo financeiro da loja. Ele é um divisor de águas. A partir dele, o administrativo e o financeiro da loja funciona melhor porque o programa nos oferece esse suporte” – Vivianne Medeiros

Para Francyana, o sucesso vem da relação de confiança que estabeleceu com seu público: os produtos de sua loja são pessoalmente testados e apenas aqueles que contam com a sua aprovação entram para o catálogo. 

“Sempre procurei trabalhar com produtos de qualidade. Quando testo o produto e ele não é bom, eu não gosto de vendê-lo e não gosto que minhas vendedoras indiquem. Acredito que, quando atendemos bem o cliente e ele fica satisfeito com o que está buscando, ele retorna para a empresa trazendo outros clientes por indicação de boca a boca”, assume Francyana.

Com tantos anos de mercado e sendo reconhecida como @FranMakes, a empresária é a imagem viva de sua marca e daquilo que oferece. Com a ascensão meteórica do Instagram nos últimos anos, o caminho do branding se abriu: Fran é ao mesmo tempo Francyana, promotora da sua mercadoria e “Fran Makes”, a mercadoria que promove, ao passo que se torna cada vez mais natural vincular a marca a um rosto, por meio das estratégias de marketing  digital. 

A empresária construiu a proximidade com suas clientes e participa de todos os processos da marca, desde o financeiro até o atendimento e postagem no Instagram. A relação de conexão estimula a confiança e, assim, suas clientes compram seus produtos; mas não compram só isso: também levam no pacote a imagem de sucesso e responsabilidade que Fran representa.

“Ela gosta e tem esse perfil de administradora. Até hoje, faz totalmente parte de todos os processos. Eu sou gestora, administro as pessoas e controlo financeiro, mas tudo parte dela. Mesmo com a expansão do negócio, ela é quem controla tudo. Ela é a Fran Makes, literalmente”,  afirma a gestora Vivian. 

Aquilo que começou como uma renda extra se transformou em uma marca de sucesso. Se antes Francyana só podia contar consigo mesma na venda de seus produtos, hoje a Fran Makes tem uma equipe treinada e dedicada e uma marca sólida no mercado de beleza. E assim segue em uma trajetória em ascensão, conquistando cada vez mais espaço e deixando sua marca no empreendedorismo brasileiro. 

A Lexos tem muito orgulho em fazer parte dessa trajetória e poder colaborar para o crescimento de uma empresa com tanta qualidade e representatividade, a partir da nossa plataforma.

Artigos que você pode se interessar