Todo mundo que possui um negócio sempre está em busca das melhores formas de aplicar os recursos que possui, objetivando diminuir os custos que a empresa possui. E aumentar a sua lucratividade. Nesta publicação, nós vamos apresentar uma área que pode te ajudar a alcançar este objetivo: a contabilidade gerencial.

Depois desta explicação, você saberá o que ela é e como pode utilizá-la na administração do seu empreendimento.

Vamos lá!

Conceituando contabilidade gerencial

Podemos definir contabilidade gerencial como uma área da contabilidade que pretende fazer a melhor administração dos custos de uma empresa.

Ela incide sobre a administração de recursos (sejam eles humanos, financeiros, operacionais, etc). E definição do preço pelo qual um produto será vendido, que está influenciada pelos custos de produção de uma empresa.

Outro aspecto que deve ser entendido, é que ela é diferente da contabilidade financeira. Esta é mais limitada, pois ela está preocupada com as normas, como os princípios contábeis, e em entregar trabalhos em datas estabelecidas pelas leis.

Já a contabilidade gerencial é muito mais flexível. Primeiro, porque ela está mais interessada em ajudar o funcionamento interno da empresa, não sendo obrigada a seguir nenhuma regra. Isto permite que seus resultados sejam entregues de forma espontânea (sem uma data pré-estabelecida), de acordo com a necessidade dos colaboradores envolvidos.

Além disso, suas análises estão voltadas para o futuro. É a partir de suas informações que os próximos passos administrativos e financeiros serão dados para otimizar o funcionamento da empresa.

Assim, a contabilidade gerencial é uma ferramenta de gestão importante porque permite que os recursos sejam bem aplicados, o que torna a administração da empresa mais eficiente e abre rumos para o seu crescimento e maior lucratividade; sonho de qualquer empreendedor!

Por que adotar a contabilidade gerencial na sua empresa?

Agora que você sabe mais sobre o conceito, vamos explicitá-lo de forma mais concreta, em situações da rotina administrativa.

Para isso, vamos listar alguns exemplos que demonstram as vantagens que a contabilidade gerencial pode trazer ao seu empreendimento. São elas:

  • Com as informações concretas, é possível estipular o valor ideal do preço de um preço

Isto acontece porque há um equilíbrio entre os custos e as metas de lucratividade da empresa. Desta forma, há uma maximização dos lucros a partir das vendas.

  • Ela otimiza a gestão financeira

Que é a palavra-chave que administra todas as ações financeiras de um empreendimento visando explorar toda sua potencialidade para o lucro.

Isto pode ser feito, por exemplo, através da adoção do fluxo de caixa tradicional e projetado. Esta ferramenta possibilita que a empresa saiba o quanto dispõe de recursos financeiros; como ela deve empregá-los para cumprir suas principais necessidades e quais são as suas metas a serem alcançadas (ou que podem ser alcançadas).

  • Com as suas informações também será possível reduzir eventuais desperdícios

Se não há nenhum controle das ações financeiras de uma empresa, muito dinheiro pode estar sendo perdido por causa de fatores negligenciados.

Este conceito de contabilidade gerencial permite que o empresário identifique focos de desperdício (de recursos financeiros, tecnológicos, humanos ou relativo ao próprio mercado em que atua).

Ele também possibilita encontrar empregados ou processos que não estão contribuindo para a produção e funcionamento da empresa, tendo justificativas para retirá-los da instituição.

  • Mostra a imagem do negócio como um todo

Como está vinculada à comunicação interna, mostrando o que acontece no funcionamento em si da empresa, ela articula as diversas partes e apresenta uma imagem real do todo.

  • A contabilidade gerencial possibilita o aumento da eficiência de todas as áreas de um negócio

Isso porque ela traz informações relevantes para que cada uma delas possa fazer bons planejamentos.

Além disso, a partir de seus relatórios, é possível tomar as melhores decisões administrativas.

Como funciona a contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é a fonte de informações que serão utilizadas para criar um planejamento e controle de ações sobre as atividades financeiras da instituição.

Ela ajudará o empreendedor a fazer projeções, produzir cálculos estabelecer metas e relatórios de avaliação sobre o trabalho que tem sido feito.

  • Suas informações são repassadas por meio de relatórios. Eles podem ser:
  • Relativo ao desempenho de vendas de um determinado produto;
  • Relacionado ao funcionamento de um departamento;
  • Sobre o trabalho de um colaborador;
  • Análise dos custos de um período;
  • Análise sobre as receitas em um determinado momento, etc.

Como você pode implantar a contabilidade gerencial?

Depois de todas estas informações, você provavelmente já está convencido das vantagens que a adoção da contabilidade gerencial pode trazer ao seu empreendimento.

Agora, vamos tratar dos aspectos que perpassam o processo de implantação desta ferramenta na administração da sua empresa. Você não deve ignorá-los de forma alguma, pois eles permitem que ela seja explorada ao máximo.

1º – Conhecimento contábil

Como falamos anteriormente, a contabilidade gerencial utiliza da contabilidade financeira como base para seus estudos.

Assim, o primeiro passo é ter o correto registro e reconhecimento das movimentações financeiras da sua empresa.

Para que o trabalho seja otimizado, é ideal que este processo seja feito de forma automática, através de um software integrado de gestão.

Armazenando informações neste tipo de dispositivo, você poderá chegar a uma análise mais completa sobre a movimentação contábil em um determinado período.

2º – Escrita de relatórios

Com base nas informações dadas pelo software, é possível realizar relatórios que indiquem os custos, as despesas e as receitas em um determinado momento.

3º – Adoção de novas ferramentas

O empreendedor também pode utilizar conceitos da contabilidade gerencial, como fluxo de caixa e projeções, para obter uma imagem real da empresa, que possibilita fazer planejamentos para o futuro.

Esperamos que você tenha gostado desta publicação sobre contabilidade gerencial.

É importante que você a aplique à rotina administrativa da sua empresa, pois é ela quem te dará as informações para que você tome as melhores decisões sobre as estratégias comerciais a serem adotadas no seu empreendimento.

Assim, será possível ter uma administração mais racional e inteligente dos recursos disponíveis, o que aumenta a probabilidade de crescimento de sua empresa. Não perca tempo.

Até o próximo post!

Artigos que você pode se interessar