10 de junho de 2022

Como vender no AliExpress: saiba tudo sobre o marketplace

Se você tem um negócio online e está pensando em aumentar a sua participação de mercado, precisa estar presente nos marketplaces que mais vendem no país, concorda? Então, que tal saber como vender no AliExpress?

O AliExpress possui mais de 150 milhões de compradores ativos na plataforma. Com ela, você pode abocanhar uma parcela destes consumidores. Assim, esse artigo é para você!

Preparamos um manual completo com tudo o que você precisa saber sobre como vender na AliExpress. Confira!

Como funciona vender no AliExpress: conheça a história da plataforma

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o AliExpress, a loja chinesa internacional que vende absolutamente tudo! 

O grupo dono desse serviço é o Alibaba Group Holding Ltd, que fundou o AliExpress em 2010 e que tem como missão “facilitar negócios em qualquer lugar”, patrocinando as pequenas e médias empresas.

O público brasileiro deu bastante abertura para a plataforma, principalmente, depois de ser lançada a versão em português, em 2013. Com isso, o Brasil se tornou a quarta maior base do site, em 2015. 

Muitos consumidores ficavam um tanto incomodados com a demora das entregas, por se tratar de um produto que vem da China. Porém, em junho de 2021, a plataforma anunciou que passaria a entregar as compras de seus clientes brasileiros em até 7 dias, graças aos voos fretados ao Brasil. 

Desde julho de 2021, o Aliexpress se posicionou definitivamente no mercado brasileiro ao permitir que vendedores daqui vendessem na plataforma.

Isso chamou a atenção de muitos donos de e-commerces e vendedores de outros marketplaces, que querem saber como vender na AliExpress.

E se você faz parte desse grupo, continue acompanhando para entender mais sobre o assunto.       

Passo a passo para vender no AliExpress: saiba por onde começar

Antes de mais nada, para vender no AliExpress, saiba que você tem que ser uma empresa (seja uma pessoa jurídica devidamente constituída ou um comerciante autônomo), devidamente registrada e operando normalmente para vendas on-line no Brasil.

Caso opere usando uma marca comercial, essa marca deve estar devidamente licenciada por você ou ser de sua propriedade. 

Se você administra algumas marcas comerciais especiais (sujeitas a solicitações do sistema), talvez seja necessário fornecer provas da licença. 

Agora, vamos ao passo a passo de como vender na AliExpress:

  • Para criar sua conta, acesse o link e selecione o país “Brasil”;
  • Insira seu e-mail para o registro e crie uma senha para acesso ao site. Um e-mail será enviado para você com um código de verificação;
  • Após verificar a conta, leia e clique em "Concordar com o Termo de Adesão" e, em seguida, pressione “continuar”;
  • Feito esse processo, chegou a hora de colocar informações do seu negócio, como nome registrado pela empresa, CNPJ, número de inscrição estadual, dentre outras;
  • Agora, você deverá colocar informações do representante legal, como nome completo, CPF e cargo;
  • As informações serão enviadas, e o AliExpress te confirmará se a sua conta foi aprovada ou será necessário enviar mais informações.

Antes de descobrir como vender na Aliexpress, é importante saber que a plataforma possui três opções de lojas:

  • Loja comum: é a opção de loja disponível para todos os vendedores ao se registrarem no AliExpress;
  • Loja oficial: direcionada ao vendedor que é dono de uma marca oficial;
  • Loja de franquia: opção de loja para o vendedor quando o seu negócio consiste na concessão do direito de uso fornecido pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado), para que ele possa revender os produtos de sua loja.

Com a conta aprovada, é possível acessar o “Portal do Vendedor” para fazer alterações, como: mudança de logo ou nome da loja.

Também é possível ativar o “modo férias”, um recurso que permite que os vendedores fiquem off-line, e não recebam pedidos durante esse período.

Igualmente importante do que saber como vender na AliExpress, é entender o que você pode vender. Afinal, dependendo do seu produto, talvez essa não seja uma opção válida.

Veja a seguir as categorias de produtos que você pode ofertar no e-commerce:

  • Vestuário e acessórios;
  • Acessórios para carros e motocicletas;
  • Beleza e saúde*;
  • Casamentos e eventos;
  • Bolsas e malas;
  • Componentes e sistemas eletrônicos;
  • Esportes e entretenimento;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos de consumo;
  • Extensões capilares e perucas *;
  • Ferramentas;
  • Casa e jardim;
  • Jóias e acessórios*;
  • Brinquedos e hobbies;
  • Luzes e iluminação;
  • Mãe e bebê;
  • Melhoria da casa;
  • Móveis;
  • Materiais de escritório e escola;
  • Computadores e acessórios;
  • Relógios*;
  • Roupas masculinas;
  • Roupas femininas;
  • Segurança e proteção;
  • Telefones e telecomunicações; 
  • Calçados. 

A lista é longa e são muitas opções para você vender na AliExpress. Mas fique atento! Algumas categorias exigem autorização especial para serem vendidas no e- commerce, como essas marcadas com asterisco.

Como cadastrar produtos na AliExpress?

Há 3 formas de cadastrar seus produtos no AliExpress:

  1. Por meio de uma API;
  2. Manualmente, um a um;
  3. Pelo excel, permitindo o cadastro massivo.

Uma dica é utilizar as principais palavras-chave no título do produto. 

Para descobrir quais são as palavras-chave mais buscadas, basta ir na guia "Consultor de negócios" e clicar na opção "Análise de palavras-chave" na seção "Mercado".

As palavras mais pesquisadas em todo o mundo aparecerão em todas as categorias, e é possível aplicar filtros para segmentar a busca.

Para ter certeza que seu produto aparecerá nos resultados de busca, preencha corretamente os detalhes dos produtos, como: cor, marca, função, e outros detalhes relevantes. Assim para que os clientes não precisem quebrar muito a cabeça para encontrá-lo.

Lembre-se: há outros vendedores oferecendo produtos similares ou iguais aos seus na plataforma. Portanto, capriche na apresentação!

Você também pode adicionar vídeos e imagens detalhadas do produto para tornar o seu anúncio mais atrativo. Quer saber como fazer isso? Veja a dica abaixo:

Adicionando vídeos aos seus anúncios

Clique em Produtos -> Postar produto, clique em “Vista antecipada” e procure

a área de vídeo.

Qual tamanho e formato dos vídeos?

Atenção para as especificações dos vídeos:

  • Tamanho: 1:1, 3:4, or 9:16;
  • Duração: <= 30s;
  • Tamanho: <= 2GB;
  • Conteúdo: contém o corpo principal dos produtos, sem moldura preta, sem marca d'água e sem observações adicionais.

Adicionando imagens aos seus anúncios

  • Encontre no painel o campo relativo à “Informação básica do produto”;
  • Insira 6 fotos de perfil para o produto;

Especificações das imagens

  • Tamanho: 800x800 px (quadrado);
  • Proporção 1: 1;
  • Retangular 750x1000px – Proporção da Tela 3:4;
  • Formato: JPG, PNG;
  • Tamanho do arquivo: <= 5 MB.

Regras inegociáveis da plataforma

É importante ressaltar que todos os produtos ofertados no Aliexpress devem ter uma garantia mínima. 

São 30 dias para bens não duráveis, como medicamentos e cosméticos, e 90 dias para bens duráveis, como eletrônicos.

Além disso, o Aliexpress Seller que infringir algumas regras, pode ser banido da plataforma!

São exemplos de infrações graves:

  • Venda de mercadorias falsas;
  • Especulação;
  • Fraude.

Agora que você já conhece algumas regras de funcionamento da plataforma e como inserir seus anúncios, vamos entender um pouco sobre as comissões? 

Entenda as taxas de comissão     

As taxas de comissão são bastante atrativas, variando de 5% a 8%, a depender da categoria:

Taxas de comissão Aliexpress

Como funciona a entrega?

Os produtos são normalmente despachados pelo China Post Air Parcel, que é como se fosse os Correios aqui.

E o prazo de entrega varia de acordo com a opção de frete escolhida na hora da compra.

O frete grátis, por exemplo, que é a forma de entrega mais comum oferecida pelos vendedores, tem o maior prazo de entrega dentre todas as opções: cerca de 60 dias.

Já o Standard Shipping varia entre 40 e 60 dias, e o e-packet, cerca de 35 dias. O e-commerce também oferece a opção DHL, que é o equivalente ao FedEx aqui no Brasil e leva de 10 a 21 dias para entregar as encomendas.

Como vender no AliExpress pelo celular?

Ainda não é possível acessar o painel de vendedores pelo aplicativo do AliExpress, porém, contar com essa versão no celular é muito importante para que você possa desenvolver o olhar de como a sua loja é vista pelos consumidores, e o que pode ser melhorado.

Benefícios de vender no AliExpress

Presente em 220 países diferentes, o AliExpress é um forte concorrente quando comparado a outros marketplaces. Tanto as taxas praticadas quanto os preços são um dos grandes diferenciais da plataforma.

Além disso, o AliExpress foi eleito uma das marcas mais confiáveis de e-commerce internacional no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Statista em 2020.

E dados da mesma empresa de pesquisa mostram que o AliExpress recebeu cerca de 400 milhões de visitas entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Então, não faltam motivos para você fazer parte deste gigante do e-commerce, não acha? Se você acha que acabou, ainda não. 

Confira mais alguns benefícios de vender na AliExpress:

  • Cadastro rápido e gratuito, com acesso a milhões de clientes;
  • Taxas de comissão competitivas (de 5 a 8%) conforme a categoria;
  • Serviço logístico integrado de fácil operação, 100% rastreável;
  • Rápido fluxo de caixa, com pagamento em 7 dias após a entrega ao cliente;
  • Saque diário grátis;
  • Suporte 24h, 7 dias por semana, com consultores especializados.

Leia mais sobre:

Ademais, a plataforma também vem fazendo sua “lição de casa” e investindo no marketing digital, oferecendo ferramentas como:

  • Live commerce - modalidade de vendas que permite que consumidores interajam ao vivo com influenciadores e vendedores, comprando produtos diretamente durante as transmissões;
  • Cupons de desconto;
  • Marketing de afiliados, que ajuda os vendedores a promoverem seus produtos. Nesse caso, o vendedor só paga a comissão se o comprador adquirir o produto por meio do link promovido pelo afiliado.

Marketing de afiliados no AliExpress

Para usar a estratégia de marketing de afiliados, é preciso seguir os passos a seguir:

  • Acesse a plataforma do vendedor;
  • Clique em "Promoções"> "Programa de Afiliados";
  • Selecione "Li e concordo com os Termos de Serviço do Programa de Afiliados do AliExpress" e clicar em "Avançar";
  • Defina uma taxa de comissão padrão e clique em “Inscreva-se agora”.

E não é só, o Aliexpress também usa o marketing de cenário, ou marketing de cena:

Marketing de cenário: como o AliExpress te ajuda a vender mais?

Essa ferramenta é como se fosse um CRM (Customer Relationship Management) do AliExpress. Nesse tipo de estratégia, você pode usar várias ações de venda para cada perfil de comprador, dependendo do cenário em que ele se encontra. 

E o Aliexpress te fornece informações valiosas sobre os clientes potenciais e te ajuda a impactá-los com cupons de desconto, links promocionais e mensagens direcionadas.

Para quem é essa estratégia?

  • Para vendedores que buscam por mais fãs para a sua loja;
  • Para aqueles que querem aumentar as suas conversões;
  • Para quem quer saber quais são os clientes potenciais para comprar o seu produto.

Como isso funciona na prática:

Dentro da plataforma, há inúmeras métricas que te ajudam a vender mais na Aliexpress:

  • Cliente regular ativo: é aquele usuário que está sempre pesquisando por algum produto na plataforma. Aqui, o objetivo é aumentar a taxa de conversão deste usuário. Para isso, o Aliexpress trabalha oferecendo cupons de desconto;
  • Destinatários de cupons: aqui o Aliexpress faz um marketing direcionado a potenciais clientes que receberam cupons, mas que ainda não compraram. O objetivo é aumentar a taxa de conversão;
  • Visitante que adicionou produtos à lista de desejos: clientes que adicionaram produtos semelhantes aos seus na lista de desejos são impactados por ações de venda, como: links e cupons para aumentar a conversão;
  • Lembrete de pagamento: aqui o foco é aumentar a taxa de pagamento de pedidos em aberto;
  • Fãs da loja: identificar e classificar os clientes muito interativos e com alta taxa de conversão para operar;
  • Visitantes que adicionaram ao carrinho: clientes que adicionam produtos ao carrinho são direcionados ao mercado e aumentam a taxa de conversão.

Os vendedores também podem ter insights sobre os seus clientes e a sua loja. Além de fazer campanhas pela ferramenta de autogestão da plataforma, o Business Advisor.

Essa ferramenta fornece informações, como: os melhores produtos vendidos em cada categoria, análise dos concorrentes e ferramentas de palavras-chave para otimizar o tráfego.

Quer saber mais sobre o marketing de cena? O Aliexpress Brasil disponibiliza um canal de treinamento no Youtube exclusivo para vendedores. 

Aliexpress Learning Center Brasil: um centro de treinamento online para vendedores

O AliExpress Learning Center Brasil conta com vários treinamentos que auxiliam os vendedores a otimizar seus anúncios e aproveitar todos os benefícios da plataforma. 

Veja neste vídeo como funciona o Marketing de cenário do AliExpress na prática. 

Agora que você já sabe como anunciar em um dos gigantes do e-commerce e já sabe onde encontrar informações valiosas sobre seus clientes potenciais, precisa de uma plataforma que te ajude a conectar o seu negócio aos diversos marketplaces do mercado.

Você sabia que com a ajuda de um hub integrador você pode gerenciar suas vendas e anúncios em um só lugar? 

Conheça o Lexos Hub: uma ferramenta que te ajuda a vender mais

O integrador de marketplace que vai tornar o seu dia a dia muito mais simples e te ajudar a vender mais!

Se você vende em vários e-commerces diferentes, e também quer vender na Aliexpress, precisa contar com as facilidades de um Hub inteligente.

O Lexos Hub é excelente por 5 motivos: 
Você gerencia todos os seus produtos e pedidos em um único lugar, e pode vender nos maiores marketplaces do mercado sem precisar atualizar o estoque em lugares diferentes;
Publica seus anúncios em massa, ou seja, aquele anúncio que está bombando no Mercado Livre pode fazer sucesso também em outros e-commerces;
Pode emitir suas notas fiscais automaticamente com as etiquetas de envio; 
Pode fazer expedição automatizada das suas encomendas, e reduzir seu tempo de expedição em até 5 vezes; 😯
Você descobre quais são os produtos campeões de venda, monitora os concorrentes e assim, pode melhorar a performance de seus anúncios.

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