Você sabe como organizar uma loja de material de construção?

Embora não pareça, mas entender sobre a disposição dos produtos e encontrar a melhor forma de manter seu negócio organizado e sob controle nesse ramo pode fazer toda a diferença no seu potencial de vendas e, consequentemente, nos seus resultados.

A verdade é que o ramo da Construção Civil sempre foi uma área com boas oportunidades para quem deseja investir e começar um negócio próprio.

Seja com muito ou pouco dinheiro para investir, ter uma loja de material de construção pequena porém bem organizada, é algo que pode lhe render uma excelente lucro.

Mas, para isso, você precisa trabalhar não só na abertura do negócio, mas também em sua organização como um todo.

E para lhe ajudar a descobrir como organizar uma loja de material de construção, mostrarei para você nesse post alguns passos e dicas para otimizar a organização da sua loja de material de construção.

Portanto, continue lendo esse post e descubra:

  • Vantagens de organizar uma loja de material de construção;
  • Passo a passo para saber como organizar uma loja de material de construção;
  • Dicas para organizar uma loja pequena de material de construção e ter sucesso com o seu empreendimento.

Confira!

Vantagens de organizar uma loja de material de construção

A organização de uma loja de materiais de construção pode representar um grande diferencial competitivo para o seu empreendimento.

E sabe por que estou afirmando isso?

Muito simples! Contar com uma loja de material de construção bem estruturada pode lhe render algumas vantagens, como:

·         Maior facilidade na localização de produtos

Quando o espaço da loja está organizado, fica muito mais fácil encontrar os produtos e assim otimizar o atendimento.

Uma loja ou até mesmo estoque desorganizados, podem comprometer toda a dinâmica da empresa.

Desde a compra do cliente, uma vez que ele vai demorar muito mais para encontrar os itens que deseja, até o despacho das encomendas, já que o estoquista terá mais dificuldade para encontrar os itens do pedido.

Leia nosso artigo: Faça um controle de estoque eficiente e aumente seu lucro

·         Fortalece a imagem do seu negócio

Você sabia que organização do seu negócio também interfere diretamente na imagem que ele transmite para os clientes?

Isso mesmo! Um estabelecimento que não se preocupa em como seus produtos estão dispostos ou na organização gerencial do negócio, dificilmente passará a credibilidade e confiança que o consumidor precisa para se fidelizar à marca.

Ao trabalhar melhor essa questão, deixando todo o ambiente organizado e receptivo para os consumidores, ao mesmo tempo em que você otimiza as operações internamente, também fortalece a imagem do seu empreendimento perante eles e o mercado como um todo.

·         Otimize o dia a dia do seu negócio

E claro que a organização interfere diretamente na rotina do seu empreendimento. Ao manter o ambiente organizado, e contar com soluções para gerenciar todas as tarefas administrativas, você também irá otimizar o dia a dia do sem empreendimento.

Você não gastará horas tentando executar uma tarefa, porque não sabe onde está localizado determinado produto ou nota fiscal, por exemplo.

Com todos os processos organizados, você conseguirá executar tudo com mais agilidade e rapidez.

Além disso, as chances de erros ou até mesmo da necessidade de retrabalho, também irão diminuir, uma vez que todo o trabalho, desde o atendimento inicial, até o despacho das mercadorias, seguirá uma linha de execução mais coerente, organizada e assertiva.

Como organizar uma loja de material de construção (Passo a passo)

Para saber como organizar uma loja de material de construção e tornar este um grande diferencial para sua marca, é importante seguir alguns passos básicos.

E para ajudar você nesse aspecto,. Separei quatro passos fundamentais para o sucesso do seu negócio. E o primeiro deles é:

1-    Cuide do seu planejamento

O primeiro passo é ter um bom planejamento. Nenhum negócio obtém sucesso se o empreendedor não se planejar como se deve.

Desde o público-alvo, até as metas a seres atingidas, tudo precisa ser definido em um plano de ação bem estabelecido para que o negócio consiga evoluir sem sofrer tantos impecilhos.

Logo, antes de mais nada, sente e comece a planejar não só a abertura, mas o funcionamento do seu empreendimento.

Isso evitará erros e falhas comuns que podem comprometer o sucesso do seu empreendimento nesse ramo.

·         Defina a melhor localização no seu planejamento

O segundo passo é escolher uma boa localização. Para isso, além do     planejamento, é necessário pesquisar muito sobre o espaço em que deseja abrir a sua loja.

É necessário verificar, por exemplo, se o ponto de venda possui todas as autorizações de funcionamento, se há movimentação do público-alvo do seu negócio, a segurança do local entre outros fatores.

Tenha em mente que a escolha do local interfere diretamente nos resultados do seu empreendimento. se você optar por um local sem movimento ou com muita concorrência, por exemplo, provavelmente seu empreendimento será prejudicado.

·         Equipe

A equipe do seu negócio vai depender do porte da loja que quer montar. Mas, de modo geral, para garantir um bom funcionamento da estrutura, é necessário ter de um a dois atendentes, de um a dois caixas, um estoquista, um gerente, e um entregador.

Para diminuir custos, você também pode optar por terceirizar elementos da equipe. O entregador, por exemplo, pode autônomo, assim você não precisará se preocupar em comprar um veículo para entregas.

Mas o mais importante de tudo é que a equipe esteja treinada, de modo a trabalhar com sinergia. Uma das piores coisas para um negócio é ter profissionais que não conseguem trabalhar em conjunto, ou que são despreparados.

·         Fornecedores

Sem sombra de dúvidas um dos aspectos mais importantes em qualquer loja de materiais de construção são os fornecedores.

Afinal de contas, são eles que vão garantir a qualidade e o fornecimento dos produtos que irá dispor em sua loja.

É importante que você tenha uma gama de fornecedores confiáveis, que não te deixem na mão!

Inclusive, o ideal é ter sempre mais de um fornecedor de um mesmo produto. Assim, você não fica inteiramente dependente apenas de uma única pessoa ou empresa.

Grandes lojas como a Leroy Merlin dificilmente ficarão na mão de algum fornecedor exclusivo. Eles não podem depender de um terceiro para oferecer algum produto em sua rede de lojas.

O importante é ter calma para garantir as melhores escolhas de seus fornecedores e qualificá-los de maneira adequada para não ter surpresas desagradáveis em sua empresa. Não se renda as ofertas mais baratas, pesquise a fundo seu fornecedor para ver se ele realmente pode te atender bem.

Seguindo os passos acima, você estará no caminho certo para garantir um empreendimento com enorme potencial de crescimento e bastante promissor nesse meio.

Agora, se você já possui uma pequena loja de material de construção e quer saber o que pode fazer para melhorar sua organização e otimizar suas vendas, confira a seguir algumas dicas importantes que separei e que podem ajuda-lo e muito nesse aspecto.

Dicas para organizar uma loja pequena de material de construção e ter sucesso

Organizar um estabelecimento de pequeno porte nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, você pode superar esse obstáculo adotando algumas dicas simples:

·         Atenção quanto a organização das prateleiras

A organização das prateleiras faz toda a diferença em lojas de material de construção. Lembre-se que o cliente precisa ter facilidade para encontrar os produtos que deseja.

Logo, o ideal é manter um padrão de organização que siga uma lógica. Por exemplo, não faz sentindo colocar as tintas para ambientes externos do lado das lâmpadas.

Então, atenção a esse detalhe, sempre!

·         Atendimento UAU

Você têm uma arma poderosa quando comparado ao grande varejista, a proximidade com sua clientela. Faça disso o seu maior diferencial para garantir o sucesso da sua loja. Encante seu cliente quando ele estiver dentro da sua loja.

Já ouviu falar no atendimento UAU?

Pois bem, atendimento UAU podemos definir que seja um atendimento incrivelmente diferente no usual. Faça algo que encante seu cliente, algo que ele saia da sua loja saia de lá com o queixo caído.

Imagine seu cliente comentando com sua rede de contatos sobre a experiência vivenciada em sua loja. Isso nós chamamos de clientes defensores da sua marca e acabam fazendo a famosa propaganda boca a boca, que é de fato a melhor e mais barata ação de marketing.

·         Sinalização

Outra dica sobre como organizar uma loja pequena de material de construção é cuidar da sinalização do seu estabelecimento. Ela também interfere diretamente na experiência de compra do cliente.

O ideal é que cada parte da loja esteja sinalizada com as categorias de itens que estão ali. Dessa forma o consumidor não precisará ficar dando voltas e mais voltas na loja para encontrar o que precisa.

·         Mantenha o estoque em ordem

Esse é um detalhe muito importante que faz toda a diferença em qualquer negócio. Um estoque desorganizado gera uma série de problemas.

Começando pela demora dos funcionários conseguirem despachar produtos para os clientes, e chegando até ao aumento do risco de fraldes.

Sendo assim, é muito importante que você mantenha o estoque do seu negócio organizado, para garantir a otimização das rotinas na sua empresa.

·         Faça uma boa gestão

Sem sombra de dúvidas uma das principais dicas sobre como organizar uma loja de material de construção é investindo em uma boa gestão. Ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas a organização do espaço físico que importa, mas de toda a parte administrativa.

E a forma mais eficaz de otimizar a parte de gestão do seu negócio, é investindo em um software voltado para esse tipo de negócio. Com um programa de gestão, você poderá organizar tudo de forma centralizada, desde as finanças até o estoque.

O Software de Gestão da Lexos oferece tudo o que você precisa para deixar o seu negócio mais organizado. Com ele, é possível fazer emissão de notas ficais, orçamentos, cadastro de clientes e muito mais.

Com ele, você terá mais facilidade para organizar o seu negócio, e assim melhorar os seus resultados.

Com essas dicas e recomendações de como organizar uma loja de material de construção, você terá mais facilidade para gerenciar o seu negócio.

Quer saber mais sobre o programa para loja de material de construção da Lexos? Então acesse agora nosso site!

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