Hoje em dia, o setor alimentício é uma das áreas mais promissoras para quem deseja abrir um empreendimento. Se este é o seu caso e você quer saber como montar um hortifrúti para chamar de seu e começar a ganhar dinheiro com ele, então você está no lugar certo!

A verdade é que o conhecido Sacolão, tem sido uma opção cada vez mais frequente no dia a dia do brasileiro.

E isso nada mais é do que o puro reflexo da mudança de hábitos que as pessoas têm adotado nos últimos anos visando uma qualidade de vida melhor.

Segundo a Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo), o setor registra um crescimento médio de 60% ao ano.

Por isso, cada vez mais empreendedores estão procurando saber como montar uma quitanda, pois além de ser um negócio que pode ser aberto com pouco investimento, ele pode gerar excelentes lucros.

Continue lendo esse post e descubra:

  • Se é lucrativo ter uma distribuidora de frutas e verduras;
  • Como montar um hortfruti com pouco dinheiro;
  • Como trabalhar a divulgação da sua frutaria.

Confira!

É lucrativo ter distribuidora de frutas e verduras?

A grande maioria dos empreendedores, antes de pensar em abrir um negócio do gênero, quer saber qual a margem de lucro de hortifruti.

Bom, a verdade é que esse tipo de empreendimento apresenta uma margem de lucro que pode variar bastante.

Isso porque, o faturamento líquido que o empreendedor terá ao investir em um hortifrúti vai depender de vários fatores. Desde o tipo de produto que você está comercializando, até a estação do ano.

Produtos orgânicos e livres de qualquer agrotóxico, por exemplo, tendem a apresentar uma margem de lucro menor. Apesar de ser uma opção cada vez mais procurada pelo consumidor, seu alto custo de mercado, muitas vezes inviabiliza a compra, tornando a opção menos lucrativa para o empreendedor.

Agora, alimentos fora de época podem ter uma margem de lucro maior. Nesses casos, você pode aumentar os preços, justamente por conta da dificuldade de encontrar itens de outra estação.

Logo, para saber qual a margem de lucro de uma quitanda, é necessário avaliar todos esses aspectos. Mas em média, ela pode variar de 40% a 80%.

Como montar um hortifruti com pouco dinheiro

Muitas vezes, o empreendedor que está começando agora a montar o seu negócio, não dispõe de muito capital para investir.

Sendo assim, boa parte deles procura saber como abrir um hortifrúti, mesmo com pouco dinheiro. Se este é o seu caso, então confira abaixo algumas dicas que separamos sobre como montar uma frutaria e colocar esse tipo de negócio em funcionamento investindo pouco:

1.    Planejamento e estudo de mercado

Se você quer saber como montar um hortifruti na sua região, a primeira coisa é fazer um bom estudo de mercado local. Através dele, será possível descobrir tudo que for necessário para o seu planejamento.

Desde a quantidade de concorrentes, até os tipos de serviços adicionais que é possível oferecer, como delivery. Com essas informações em mãos, você poderá avaliar o investimento necessário para abrir o seu negócio, bem como quais equipamentos, móveis e itens que é necessário providenciar.

2.    Escolha de um ponto de venda barato

A segunda dica sobre como montar um hortifruti mesmo com pouco capital para investir é escolher um bom ponto de venda.

O seu hortifrúti precisa estar bem localizado e também deve ter espaço suficiente para os móveis e equipamentos para hortifruti.

Lembre-se que você precisa embalar muitas frutas, além de ter que expor elas em um ambiente agradável e que seja favorável a conservação dos alimentos que você vende.

Logo, o local precisa ter espaço suficiente para comportar tudo isso, e ainda permitir que os clientes transitem sem qualquer problema.

Hoje em dia existem muitos espaços que você pode usar para montar seu hortifrúti sem precisar pagar muito pela locação. Mas, para encontrar um espaço que reúna essas características, você deve fazer uma boa e minuciosa pesquisa.

3.    Escolha dos fornecedores certos

Não importa se você vai vender verduras de porta em porta, criar um delivery de alimentos orgânicos, ou realmente colocar um hortifruti em um supermercado, escolher os fornecedores certos é fundamental.

Isso porque, são eles que vão fornecer os produtos que você vai vender. É necessário avaliar não apenas os preços, mas a qualidade dos alimentos, variedade e até mesmo se eles estão dentro das demandas dos clientes.

Por exemplo, se o seu público-alvo são pessoas que comprar produtos orgânicos, qualquer fornecedor que trabalhem com produtores que usam agrotóxicos está fora de questão.

4.    Atenção a escolha móveis para montar sacolão

Os móveis para montar sacolão também precisam escolhidos com cuidado. Você deve optar por modelos que comportem todos os alimentos, mas que também otimizem a utilização de espaço.

Além disso, eles precisam ser laváveis, uma vez que a higienização é fundamental dentro desse tipo de negócio.

Atualmente, é possível contar, inclusive, com o aporte técnico de profissionais especializados em desenvolver projetos comerciais voltados para o varejo.

E não pense que esse investimento representa um custo desnecessário para o seu empreendimento, pelo contrário.

Investir nesse tipo de suporte técnico pode lhe render inúmeras vantagens que a médio e longo prazo irão fazer toda a diferença na fidelização e faturamento do seu negócio.

5.    Software de gestão

E mais um item importante em como vender frutas embaladas ou in natura, é ter um software de gestão.

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Acredite, um dos maiores erros que as pessoas cometem na hora de saber como montar um hortifruti é não ter esse tipo de controle sobre o negócio. Isso porque, sem ele você não sabe realmente se o empreendimento está dando lucro, quais os itens mais vendidos, quais as contas a vencer entre outras informações pertinentes.

Através de um bom programa de gestão, será possível ficar de olho em todas as tarefas administrativas do seu empreendimento, desde a emissão de notas fiscais, até a realização de pedidos aos fornecedores.

E tudo de maneira automatizada, permitindo que você economize tempo e energia para aplicar em outras áreas igualmente importantes no seu negócio.

Como divulgar um hortifruti?

A divulgação é a alma de qualquer negócio. É através de estratégias de marketing que será possível atrair mais clientes e fomentar os seus resultados.

E existem várias maneiras de divulgar um sacolão. Confira abaixo algumas delas:

1.    Tenha uma fan page ou um Instagram do seu negócio

Muita gente acha que redes sociais para pequenos e médios negócios não fazem a diferença. Mas essas pessoas estão enganadas!

Esse tipo de plataforma pode trazer resultados para todos os tipos de empreendimentos. Isso porque, as redes sociais conseguem ampliar drasticamente o alcance do negócio.

Com boas fotos de frutas e verduras, bem como mensagens atrativas, você pode melhorar e muito o movimento do seu estabelecimento e, assim, saberá como montar um hotifruti e divulgá-lo bem na web.

2.    Promova eventos de degustação

Sem sombra de dúvidas essa é uma das melhores formas de promover o seu empreendimento. A grande maioria dos consumidores adora degustar alimentos.

E promover degustações vai atrair uma boa quantidade de pessoas.

O melhor de tudo é que dificilmente alguém que vai até um evento desses, degusta um alimento e gosta, vai sair sem comprar nada. É nessa hora que é necessário mostrar ofertas diferenciadas e os serviços únicos do seu negócio.

O cliente poderá sair com uma experiência incrível nesse tipo de evento.

3.    Flyers

Os flyers também continuam sendo uma excelente forma de promover negócios na hora de saber como montar um hortifruti. Eles têm um alcance mais local, mas mesmo assim podem gerar excelentes resultados para o seu negócio.

O ideal é fazer flyers com as ofertas do seu sacolão. Mas, lembre-se que atualmente a onda sustentável está cada vez mais forte, logo, uma boa alternativa é fazer flyers virtuais e divulgar em grupos e fanpages da sua região.

Caso você tenha mais recursos para investir, é interessante optar por papel biodegradável para o flyer. Dessa maneira, mesmo que eles sejam jogados no meio-ambiente, não irão prejudica-lo.

4.    Blog de nicho

Ter um blog de nicho também é uma boa alternativa para promover o seu negócio. Tenha em mente que os consumidores sempre estão em busca de informações que possam ajudá-los nas compras.

Ao produzir conteúdo sobre uma alimentação saudável, por exemplo, você mostrará aos seus consumidores tudo o que eles precisam saber sobre frutas e verduras. Consequente, o seu negócio será promovido.

Por isso, não deixe de investir nessa abordagem do marketing digital. Com ela, além de promover o seu negócio, também será possível fortalecer a sua marca.

Agora que você já sabe como montar um hortifruti, não deixe de começar a se planejar! Planejamento é tudo para o sucesso de um negócio! Além disso, não deixe de conferir o site da Lexos para saber mais sobre o software de gestão para hortifruti.

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