Muito se fala que para manter uma equipe altamente motivada e trabalhando em alta performance, o empresário precisa criar planos de carreira, bonificações por desempenho, dar brindes e muitos benefícios. Claro que essas são ações importantes, mas é preciso ir além. 

Estudos comprovam que, com a chegada da geração milênio no mercado de trabalho, regras básicas que valiam em décadas passadas já não são aplicadas. Mas, ainda hoje, o que faz uma pessoa se sentir motivada é o bom e velho reconhecimento profissional. Pode parecer clichê, mas você já parou para pensar se está reconhecendo sua equipe de maneira adequada?

Vantagens em manter sua equipe altamente motivada?

Jeffrey  Pfeffer,  professor  da  Faculdade  de Administração  de  Stanford,  chegou  à  seguinte  conclusão:  empresas  que  gerenciam  bem  seus funcionários têm um desempenho entre 30% e 40% maior do que as outras.

O professor Pfeffer ensina que gerenciar bem seus colaboradores é saber extrair o melhor deles e reconhecer o trabalho bem feito e mantendo sua equipe altamente motivada resulta em:

  • 5 vezes mais chances do colaborador se sentir valorizado;
  • 7 vezes mais chances de permanecer na empresa;
  • 6 vezes mais chances de investir nela;
  • 11 vezes mais chances de se sentir totalmente comprometido.

Elogio, seu maior aliado para manter sua equipe altamente motivada

O reconhecimento pode vir principalmente em forma de elogio, que deve ser feito de maneira adequada. Agora descubra se você está no caminho certo.

Seja específico

Seja claro e específico e demonstre por que o colaborador mereceu o reconhecimento, mesmo que seja por meio de um simples (mas de grande valor) “obrigado”.  

Quando o elogio é feito em público, o resultado é ainda melhor. Reserve um espaço em sua reunião para valorizar aquele esforço extraordinário.

Seja rápido

Para que o elogio se torne mais eficiente, é fundamental saber qual é o momento certo. Se demorar demais, o gesto perderá o valor.  É como colocar uma criança de castigo horas depois de ela ter feito algo errado.

Seja positivo

Elogiar não é o momento de dar feedback, mesmo que seja uma “crítica construtiva”.  Isso fará com que o colaborador desconsidere o elogio e guarde apenas a parte negativa.

Seja proativo

Mesmo quando os resultados não são os esperados e o colaborador não bata a meta do mês, por exemplo, elogie sua melhora, seu desempenho.  Mostre a ele que está grato por seu esforço.

Seja presente

Dedicar seu tempo exclusivamente para reconhecer um bom trabalho não tem preço. O efeito cara a cara ainda é melhor do que qualquer mensagem de whatsapp ou e-mail.

Seja sincero

Cuidado com elogios “forçados”. Para que a pessoa se sinta de fato admirada, tem de haver sinceridade nas palavras de reconhecimento.

Seja exemplo para sua equipe

Claro que sempre existirão líderes que pensam:

“não tenho tempo para elogiar minha equipe”

“reconhecer as pessoas não é parte do meu trabalho”

“não sei a melhor maneira de reconhecer meus colaboradores”

Essas justificativas são obstáculos que têm de ser superados. O primeiro passo é entender o quanto a cultura do reconhecimento pode fazer diferença no ambiente empresarial. Lembre-se daquela regrinha: o exemplo vem de cima. Portanto, comece elogiando toda a equipe e faça reuniões individuais com os lideres. Logo, isso se tornará natural dentro da sua empresa. Posso garantir que irá trazer excelentes resultados.

Veja se seu colaborador é auto-motivado, pois nada adianta você ser o melhor lider se seu colaborador também não possui o mínimo de auto-motivação.

http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/as-10-caracteristicas-de-pessoas-auto-motivadas/85146/

Gostaria de compartilhar um modelo muito interessante. Todas as manhãs, por toda a Honeywell, os funcionários trocam elogios publicamente. Dessa forma, eles se sentem motivados e estimulados a espalhar a cultura do reconhecimento. Ganham os colaboradores, ganha a empresa.

Bruno Kerber

Diretor da Lexos

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