Todo empreendedor que lida diariamente com estoque, sabe o quanto é importante manter este setor sob controle. Até mesmo porque ele é responsável por boa parte do sucesso de qualquer negócio. Para isso, nada melhor do que contar com algumas dicas e estratégias para manter o controle de estoque do seu empreendimento em dia, certo?!

Se você tem dúvidas sobre como fazer o controle de estoque para diminuir os riscos e elevar a lucratividade do seu negócio, então recomendo que continue lendo esse post.

Nesse artigo, mostraremos tudo o que precisa saber para garantir um controle de estoque eficiente para o seu empreendimento. E tudo de um jeito bem mais simples e prático do que imagina.

Por isso, continue lendo esse artigo e descubra:t

  • O que é controle de estoque;
  • Por que o controle de estoque é importante;
  • Principais desafios do controle de estoque;
  • Dicas para criar um controle de estoque eficiente no seu negócio.

Confira!

Controle de Estoque: O que é?

O controle de estoque é um termo que faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor. Por isso, conhecer a sua definição e o que fazer para aprimora-lo constantemente, é algo fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Ele pode ser definido como a prática de regular o fluxo de entradas e saídas de produtos e/ou serviços de uma determinada empresa, de modo a garantir que o nível operacional do negócio, seja ele físico ou digital, se mantenha sempre em ordem e compatível com a demanda atual do empreendimento.

Por que fazer o controle de estoque é tão importante?

Fazendo um bom controle de estoque, é possível gerar muitos lucros contando com o mínimo de investimento em estoque.

E tudo isso sem comprometer a satisfação dos seus clientes, o que é mais importante. Mas não é só isso!

Por meio do controle de estoque, você consegue ter uma noção melhor sobre o fluxo de caixa da sua empresa, garante que o seu estoque conte sempre com produtos corretos e atualizados para a sua demanda de mercado, automatiza o seu negócio, proporcionando mais economia, amplia a satisfação dos clientes, dentre outras vantagens.

Mas, como nem tudo são flores, para contar com um bom controle de estoque, é preciso superar alguns desafios.

Principais desafios do controle de estoque

Dentre os principais desafios que o controle de estoque pode gerar, o maior deles é definir a quantidade a ser comprada para um determinado período.

Se você compra produtos a mais, o setor financeiro da sua empresa pode ficar comprometido, pois nada garante que todo o seu estoque será consumido naquele determinado período, certo?

Por outro lado, se você adquire produtos de menos, pode acabar não atendendo a sua demanda de mercado como deveria e com isso colocará em risco a credibilidade da sua marca junto ao seu público-alvo.

Sendo assim, seja você um empreendedor de pequeno, médio ou grande porte, é importante manter o controle do seu estoque, para atender a sua demanda, sem afetar a saúde financeira do seu negócio.

Como fazer isso? Bom, nesse artigo separamos algumas dicas muito úteis para quem deseja garantir um controle de estoque eficiente para o seu negócio. Confira!

Dicas para criar um controle de estoque eficiente no seu negócio

Uma das primeiras dicas que você pode adotar para manter o controle de estoque do seu negócio em dia é:

  • Aprenda a estocar a quantidade adequada de produtos no seu estabelecimento

Como já foi dito anteriormente, saber a quantidade adequada de produtos para estocagem pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para melhorar os lucros e despontar frente a concorrência.

Isso porque não adianta fazer pedidos de mais ou de menos, pois em cada um desses casos, os riscos sempre acabam aparecendo, o que não é nada interessante para o seu negócio, não é mesmo?!

Sendo assim, o mais indicado é que monitore as informações de estoque do seu negócio referentes aos meses anteriores, para que dessa forma consiga ter uma média de quantos produtos precisará contar para atender satisfatoriamente a sua demanda nos meses subsequentes.

  • Avalie o preço dos produtos para estoque

Imagine que uma determinada fornecedora ofereça para você o equivalente a 10% de desconto para uma compra em grande quantidade. Nesse caso, para obter esse desconto, você teria que pedir 30% a mais do seu pedido original.

A principio, esse desconto pode até parecer vantajoso, mas é importante que avalie bem propostas como essa, pois nem sempre ampliar o pedido por conta de um determinado desconto, é a melhor alternativa para se fazer uma boa compra.

Não adianta você levar em consideração apenas o valor da compra, pois nesse processos, os custos com transporte, armazenamento, além de outros custos adicionais, também estão inclusos e devem ser considerados.

Por isso, a dica para manter o controle do estoque em dia, é sempre avaliar o preço dos produtos que está comprando para compor o seu estoque, pois as vezes, por trás de alguns descontos, estão custos que podem comprometer consideravelmente a sua margem de lucro.

Neste link você pode entender melhor como funciona o processo de precificação de produtos.

  • Conte com centros de distribuição adequados para cada canal de vendas

Se você vende em mais de uma canal de vendas, é importante que os centros de distribuição destes canais, atendam a demanda respectivamente de cada uma delas, pois isto vai lhe garantir a existência da quantidade de produtos certa, no lugar correto.

Para conseguir isso, você pode contar com um sistema de controle de estoque, pois esse tipo de sistema geralmente rastreia o fluxo de produtos em cada canal de vendas em tempo real, permitindo que você acompanhe todo o processo com muito mais facilidade.

Portanto, seguindo as dicas acima, você terá boas chances de garantir um controle de estoque eficiente, de modo que este diferencial possa reduzir os riscos do seu negócio, bem como ampliar os seus lucros.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas e sugestões sobre o assunto. Aproveite também para ler o nosso post sobre estratégias de marketing para o varejo.

Artigos que você pode se interessar