Como ter ou administrar uma loja de sucesso? Provavelmente esta é a pergunta que milhares de empreendedores, inclusive você, já deve ter feito em algum momento, não é mesmo? Afinal, todo mundo espera que a sua ideia dê certo para galgar até um patamar de reconhecimento na sua área de atuação.

Porém, os dados nem sempre são favoráveis a isso. Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE, 60% dos empreendimentos fecham antes de completar 2 anos de funcionando. Por que isso acontece? Como não entrar nas estatísticas?

Por isso, nesse post, nós daremos alguns conselhos para ajudá-lo a administrar uma loja de sucesso. Você verá que isto é um processo que se inicia muito tempo antes da própria constituição do seu negócio, independente do ramo comercial.

Confira!

Como administrar uma loja de sucesso

Primeira fase: Planejamento e estruturação

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente, seja porque possui um talento ou já quer ser chefe de si mesmo. Porém, para que você consiga administrar uma loja de sucesso, será preciso ter os dois pés no chão. Alguns pontos que você deve considerar:

  • Segurança financeira

Nós não recomendamos que você largue tudo para começar o seu negócio. Se possível, comece-o como um trabalho paralelo e só depois quando atingir certa estabilidade e sentir a necessidade de se dedicar mais a ele é que você deve pedir demissão.

  • Planejamento a longo prazo

Ao começar a planejar a sua empresa, é interessante fazê-lo já visando o seu crescimento. Muitos empreendedores cometem o erro de pensar pequeno e posteriormente tem que se preocupar novamente com este assunto.

Por isso, já inclua nos planos administrativos ter franquias, contratar funcionários e também se tornar apenas um gerenciador. Poupe tempo e dinheiro.

  • Rentabilidade

Apesar de ser algo que você gosta, é importante que você pesquise a rentabilidade do mercado no qual irá se lançar. Ao identificar um nicho, procure entender o que os seus clientes desejam que lhes seja oferecido. Tente responder estas perguntas:

  1. O que você quer vender?
  2. É possível identificar uma lacuna neste mercado?
  3. Você conseguirá preencher esta lacuna ou será mais um?
  4. Quem é o seu público alvo?
  5. Qual tipo de loja você vai abrir?
  6. Qual é o tamanho de loja que você deseja?
  7. Onde ela estará localizada?
  8. Todo este esforço trará rentabilidade?
  • Ajuda profissional

Além dos aspectos comerciais, outro ponto que você precisa se atentar neste período é com os deveres que deverá cumprir como comerciante.

Primeiramente, procure um contador que entenda do assunto e se informe sobre as exigências e impostos que acompanharão o seu empreendimento. Outro profissional que lhe ajudará muito sé um advogado, que pode te orientar sobre os procedimentos legais a serem feitos.

Por último, é interessante acompanhar os conteúdos disponibilizados pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Em seu site você encontra matérias, cursos gratuitos e manuais para poder administrar uma loja de sucesso.

Segunda fase: Conhecimento teórico

Conseguir administrar uma loja de sucesso não é um golpe de sorte, mas sim de trabalho. Além de fazer os planejamentos que acabamos de explicar, é importante que você busque conhecimento teórico sobre administração.

Isto quer dizer que você precisa fazer uma faculdade disso? Não, mas precisa procurar conteúdos, mesmo online, para entender como gerenciar a sua loja. Por exemplo:

  • Precificação

É muito importante que você chegue a um valor ideal, considerando os seus custos e o preço de mercado. Procure saber:

  1. Qual é o valor médio de venda do produto pela concorrência;
  2. Qual é o preço que o seu cliente está disposto a pagar;
  3. Quais são os custos de fábrica;
  4. Quais impostos devem ser pagos;
  5. Quais contribuições devem ser feitas;
  6. As despesas que a loja terá mensalmente e
  7. Lucro desejado.

O lucro é o resultado da conta que toma o preço de venda e subtrai todos os gastos que você têm. É preciso que você saiba qual equilibrar estes dois fatores.

  • Giro de Estoque

Este conceito ajuda o lojista a saber quais são os produtos mais vendidos e os encalhados, o que é uma grande sacada para quem deseja administrar uma loja de sucesso.

O SEBRAE o define como a quantidade vendida do estoque em determinado período. Então, por exemplo, se a sua loja em média possui um estoque médio de 300 novelos de lã e vende cerca de 3000 mercadorias por ano, são 10 giros por ano. Um bom número, não?

Se a sua loja de varejo vende diversos produtos, o cálculo de giro de estoque será feito com base nos valores de compra e venda do produto. Por exemplo, um estoque com preço médio de compra de 40 mil reais e o no ano o volume de preço de venda tenha sido 400 mil ao ano, terão sido 10 giros de estoque.

  • Vendas em relação ao estoque

Com esta técnica, é possível possuir um estoque em relação às vendas que você prevê. Por exemplo, se o seu estoque vale em média 50 mil reais e planeja vender no mês 25 mil reais. Assim, será um estoque 2/1.

Procure não trabalhar com um estoque 1/1, pois assim você se arrisca a passar pela desagradável situação de não ter produtos suficientes para seu cliente.

  • Vendas por metro quadrado

Esta é uma técnica sofisticada para quem quer administrar uma loja de sucesso, pois foge da dualidade custos x vendas. Isto porque a lucratividade da sua loja passará também pela avaliação dos espaços de atuação, dos setores, dos colaboradores e outros fatores que desejar.

  • Verbas de compras em aberto – OTB

A técnica de open to buy visa saber quanto se deve comprar em um mês baseando-se nas vendas e estoques planejados.

  • ROI

A sigla para Retorno sobre o Investimento é o nome para o conjunto de técnicas que calculam o lucro em relação ao investimento feito (mas sem descontar as tributações).

Terceira fase: identificando fornecedores

Para que você consiga bons fornecedores e ótimas parcerias, nós temos algumas dicas:

  • Frequente feiras de exposição

Elas são ótimos lugares para que você conheça pessoalmente os seus fornecedores; você só tem a ganhar, pois:

  1. Visitar cada fornecedor no horário de trabalho é complicado, pois toma muito tempo. O interessante das feiras é que quem você precisa conhecer pode ser encontrado no mesmo lugar.
  2. Nela você pode encontrar fornecedores que já conhece e também conhecer outros que podem te surpreender;
  3. É a melhor forma de estar por dentro das novas tendências em sua área de atuação

Nos dias anteriores ao evento, procure saber a relação de expositores e o mapa do local. Assim, você já planeja a sua rota de visitação. No dia, chegue o mais cedo que puder e leve um caderno, tablet ou laptop para anotar as informações.

  • Participe de workshops

Se souber de algum evento relacionado a sua área, não pense duas vezes em fazer sua inscrição.

  • Mercados e Atacados

Uma forma de conhecer os fornecedores da sua região é visitar mercados municipais e atacadistas.  

Quarta fase: Estratégias de funcionamento

Agora, vamos conhecer algumas dicas para serem empregadas na prática e conseguir mais vendas, que são o essencial para administrar uma loja de sucesso:

  • Estabeleça metas de vendas;
  • Cuide do ambiente, pois impressão é tudo! Invista em uma iluminação, sinalização e odores;
  • Aborde seu cliente de forma simpática, perguntando sobre sua necessidade, apresente produtos que a supram, faça a venda e depois tenha mantenha contato com ele, fidelizando-o;
  • Crie promoções de combinações;
  • Contrate colaboradores que tenham o perfil de loja que você quer para seu negócio;
  • Tenha contas comerciais em redes sociais. Atualmente, quem sabe administrar uma loja de sucesso reconhece a força das mídias sociais para conquistar clientela;

O atendimento personalizado é o que vai diferenciar a sua loja de outras. Faça o cliente se sentir em casa: tenha um lounge, banheiros, café, envie e-mails, dê brindes, etc;

Também vale a pena se destacar em sua área como um líder: promova eventos e feiras;

Administrar uma loja de sucesso sem uma ajudinha da tecnologia é impossível. Invista na automatização de seu funcionamento, contratando um software para comércio.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para administrar uma loja de sucesso. Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre canais de distribuição clicando neste link!

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