17 de janeiro de 2018

Tudo o que você precisa saber para administrar uma empresa

Administrar uma empresa corretamente é primeiro passo para se atingir as metas e ultrapassar a concorrência na corrida do mercado de trabalho.

Ao mesmo tempo, pode ser o maior desafio quando o gestor ou gestores de uma empresa não dominam muito bem determinados assuntos essenciais para o crescimento de um negócio.

É muito importante que desde o início haja não só planejamento, mas também a documentação de relatórios gerenciais para que qualquer falha interna seja corrigida antes que muito tempo e dinheiro seja despendido de forma desnecessária.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre como administrar uma empresa corretamente pode ser o diferencial para a sua, como ela pode ser prejudicada se não houver um controle rígido e algumas dicas do que não deve ser feito. Acompanhe!

Como deve agir um administrador?

Muita gente acredita que administrar um grupo não é uma tarefa muito complicada. Basta arcar com o máximo de atividades que a pessoa aguentar, delegar o restante para o grupo e fiscalizar tudo o que todos estão fazendo. Mas não é bem por aí que a coisa funciona.

Um administrador que faz seu trabalho de forma eficaz distribui as funções de acordo com as competências de cada pessoa. Assim é possível criar um sistema funcional, mesmo quando ele não está ali para observar o que cada um está fazendo.

Portanto, para administrar uma empresa são necessárias duas coisas primordiais: plano de gestão eficiente e uma administração coordenada. Dito isso, podemos partir para o próximo tópico: o que é de fato uma administração de empresa?

Como funciona administrar uma empresa?

Criar uma gestão sozinho não é nada fácil. Quando uma empresa nova surge no mercado de trabalho, é preciso o triplo de planejamento se compararmos às franquias, por exemplo.

Por que elas têm tanto sucesso, em sua grande maioria? Porque já existe um padrão de gestão empresarial que deve ser aplicado a cada uma. Em teoria, qualquer um poderia gerir uma franquia de sucesso. Isso porque ela já vem com um manual de instruções de como administrar corretamente a empresa.

Uma empresa sem a gestão necessária e correta faz com que você trabalhe muito mais do que deveria. Quanto mais sistematizada e organizada uma empresa é, mais ela trabalha por você do que você por ela.

Claro que hoje em dia isso não funciona somente com franquias. Existem softwares de automação empresarial que podem dar uma grande ajuda para novos empreendedores. Funciona muito bem para os que ainda não possuem muita experiência de mercado.

A automação empresarial pode ajudar em diversos segmentos, como controle de estoque, controle de caixa, comunicação interna, relação de todos os clientes de uma empresa, dentre outros.

Quais são as consequências de um planejamento mal realizado?

Gerir e administrar uma empresa é um fator crucial para o desenvolvimento e crescimento interno. Administrar uma empresa sem ter um planejamento eficaz por trás pode levar uma empresa às ruínas.

Algumas das principais consequências da falta de organização e gestão de uma empresa são:

  • Falta de informações sobre o fluxo do caixa da empresa, bem como a quantidade de produtos no estoque e contas que devem ser pagas ou recebidas;

  • Despesas altas e desnecessárias quando não há controle do fluxo do caixa;

  • Prejuízos na hora de precificar um produto, já que não se sabe ao certo quanto foi gasto / investido em um produto;

  • Não saber ao certo o valor de todos os patrimônios da empresa;

  • Não ter certeza se a empresa está tendo mais lucros ou mais prejuízos;

Claro que essas são só algumas das várias consequências que podem surgir. E de forma esperada, todas elas podem levar uma empresa à falência em pouco tempo.

Controle finanças 

Um dos pilares para que uma empresa funcione e cresça é uma gestão correta do departamento de finanças. É extremamente importante que valores não se misturem, como contas, salários, pró-labore, despesas e afins.

Não adianta cortar gastos desnecessários sem antes fazer um balanço das despesas de uma empresa para saber o que realmente está sendo despendido. Cortar os gastos desnecessários traz algumas vantagens, como melhoria na comunicação interna e lucro para a empresa. E, em alguns casos, geração de capital necessário para ser investido em outros segmentos.

Tanto para empresas de médio a pequeno porte é necessário fazer um controle mais de uma vez por semana. O ideal seria fazer o controle todos os dias. Mas como manualmente isso daria muito trabalho, o ideal é realizar a automação empresarial com softwares. Eles podem ajudar a fazer o controle dentro de todos os segmentos da empresa. Visite a Lexos para ter mais informações sobre softwares de automação empresarial!

Controle de estoque

O estoque de uma empresa também precisa ser altamente controlado e administrado, a fim de não gerar prejuízos para uma empresa. Saber a quantidade de produtos disponíveis e o fluxo de entrada e saída de cada um é muito importante. Pode ser que produtos de baixa saída estejam ocupando um lugar desnecessário que poderia ser ocupado por produtos mais consumidos.

Ao visitar a Lexos, você entenderá melhor como um software de automação é capaz de gerir tudo sobre o estoque, desde o número de produtos até a cor, tamanho, natureza e índice de vendas.

O marketing também é necessário

E, não menos importante, ações de marketing também são essenciais para que uma empresa possa prosperar. As pessoas precisam conhecer o seu negócio, e sem que você leve ele até elas, dificilmente a empresa vai sair do lugar.

A estratégia é criar um público fiel à sua empresa, que conheça, consuma e divulgue seus produtos ou serviços. O marketing não deve ser utilizado apenas para empresas menores, muito pelo contrário.

É preciso fazer uma análise minuciosa do público-alvo, entender quais são as suas tendências e o que ele quer. O que a concorrência ainda não conseguiu oferecer para solucionar seus problemas? Desse modo você pode criar a estratégia de marketing perfeita para atrair um número maior de leads e aumentar o poder de conversão de sua empresa.

Você gostou das informações de hoje? Deixe a sua curtida e assine nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações!

Fontes:

https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2014/05/02/especialistas-dao-10-dicas-para-administrar-as-financas-da-empresa.htm

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/bis/como-administrar-bem-meu-negocio-sendo-mei,1c6807e568857510VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/como-administrar-uma-pequena-empresa-passo-a-passo/19945