A avaliação de desempenho é um processo indispensável para qualquer empresa de qualquer porte. É através dela que uma empresa se torna capaz da avaliar o potencial de cada funcionário e de toda a empresa de modo geral.

A forma como uma empresa deve avaliar seus funcionários e segmentos deve se basear de acordo com suas políticas internas. Além disso, deve levar em conta também o papel desempenhado por cada funcionário dentro da empresa. Isso é, avaliar o que cada cargo deve cumprir internamente.

É muito importante que uma empresa faça uma avaliação de desempenho periodicamente, já que todos saem no lucro. Hoje você vai entender porque a avaliação de desempenho é tão importante e como ela pode influenciar positivamente o crescimento de uma empresa.

Por que é importante que haja uma avaliação de desempenho?

Porque, como dito, todos saem beneficiados dentro da empresa. O responsável pela avaliação consegue, dessa forma, identificar aspectos pessoais de cada integrante da equipe. Assim, fica mais fácil descobrir quais são as facilidades e dificuldades de cada um no âmbito interno empresarial.

Desse modo, é possível traçar metas específicas para melhorar o que precisa ser melhorado dentro da empresa. A própria empresa fica mais capacitada a identificar suas falhas internas. Assim, fica evidente onde ela precisa investir para treinar seus funcionários.

Porém, nem sempre é fácil definir com precisão o modo como uma análise de desempenho deve ser realizada. Por isso, uma empresa precisa questionar alguns pontos aos colaboradores responsáveis pela análise:

  • Como será feito o julgamento?

  • Com base em que os colaboradores devem fazer a análise?

  • Como as metas podem ser traçadas?

  • De que forma a análise de desempenho é feita de maneira justa e objetiva?

O sistema de avaliação de desempenho varia de acordo com cada empresa, e de acordo com seus próprios objetivos. De maneira alguma uma empresa deve fazer usar a análise como subterfúgio para qualquer tipo de punição dos seus funcionários. Indicadores de desempenho podem ser eficazes para ajudar durante esse processo de avaliação.

Como o sistema de avaliação de desempenho deve ser implantado em uma empresa?

Para facilitar tanto o trabalho de colaboradores quanto a própria análise da empresa, o ideal é que a avaliação de desempenho seja dividia em partes.

Para iniciar a implementação de um sistema de avaliação eficiente, o colaborador deve analisar todos os funcionários. Essa análise deve ser feita de perto, acompanhando toda a etapa de produção ao longo do dia. Um gestor deve entender quais são as facilidades e dificuldades de um funcionário. Deve entender também o que o motiva a trabalhar e o que causa desconfortos e angústias.

Uma segunda etapa poderia ser definida como a busca pela solução de problemas. Uma vez que o gestor da análise de desempenhos identificou o problema, é hora de solucioná-lo. Pensar na melhor maneira de reparar um problema é a saída perfeita para que um funcionário se mantenha motivado a continuar o seu trabalho. Empresas que encontram maneiras de manter seus funcionários motivados, geralmente apresentam um desempenho muito grande.

A terceira etapa da avaliação de desempenho pode ser considerada como uma etapa onde as medidas provisórias tornam-se permanentes. Isso é, depois da avaliação, o gestor já deve ter identificado quais problemas precisam de reparos.

Assim que isso ocorrer, ele deve entrar em contato com os funcionários para que as novas funções sejam definidas. Não ocorre, necessariamente, uma redefinição na função de cada funcionário. No entanto, pode ser que isso precise ser redefinido a fim de aumentar o desempenho de produção.

Durante essa etapa em que o gestor realiza a avaliação de desempenho, é preciso estar atento a alguns pontos. Pode ser necessário, por exemplo, que funcionários sejam realocados em suas funções. Isso tudo sempre visando melhorias internas, como facilidade de comunicação, boa convivência e aumento no desempenho de produção.

3 formas de fazer uma avaliação de desempenhos

Existem diferentes maneiras de fazer uma avaliação de desempenho. Vamos falar um pouco mais sobre 3 delas abaixo:

1. Avaliação 360 graus

Essa avaliação pode ser considerada a mais eficaz de todas. Isso porque os avaliadores não avaliam somente os funcionários. Todos os envolvidos com a empresa também são avaliados.

Isso inclui os próprios avaliadores, funcionários, diretores, coordenadores, gestores, clientes e fornecedores.

2. Autoavaliação

A autoavaliação não depende da interferência direta de um avaliador. O responsável pela avaliação é o próprio funcionário. Ele deve ser responsável pela própria avaliação de desempenho de seu cargo. No entanto, não dá para contar com sempre com a total honestidade dos funcionários.

Por isso, sempre que uma avaliação é concluída, o avaliador deve entrar em contato com o funcionário. Ambos devem conversar sobre os resultados obtidos pela avaliação do avaliado e discutir os resultados.

3. Avaliação de equipe

Nessa avaliação de desempenho, a responsável por avaliar o desempenho de cada funcionário é a própria equipe. Todos devem se manter coordenados de modo que possam identificar as falhas internas de cada um.

Desse modo, não há interferência de um avaliador. A própria equipe é a sua avaliadora. Todos os integrantes devem identificar pontos fortes e fracos. A partir disso, a equipe se torna responsável por traçar metas para cada integrante componente da equipe.

A avaliação de desempenho é um bem necessário para qualquer tipo de empresa. Uma forma de organizar os resultados e otimizar as buscas é implantar um sistema de automação empresarial. Você pode ficar tranquilo. Nós da Lexos temos a melhor opção do mercado para você. Dessa forma, o trabalho de um avaliador pode se tornar mais organizado, o que poupa tempo e consequentemente dinheiro para a empresa. 

Gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de assinar nossa Newsletter para ficar atualizado com o nosso conteúdo!

Fontes:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tipos-de-avaliacao-de-desempenho,bab3438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

http://sistemas.abrapp.org.br/apoio/guiaavaliacao/guia.pdf

Artigos que você pode se interessar