A tecnologia vem transformando o nosso cotidiano inteiramente,  principalmente quando o assunto é o mercado de automação comercial no Brasil. A agilidade com que novos processos, informações, formas de vender, variedade e quantidade de produtos disponíveis mudam constantemente dentro dos negócios é absurda, por isso iremos falar neste artigo alguns benefícios de implantar um sistema de automação comercial adequado para sua empresa.

No entanto, antes de discutirmos sobre ferramentas e sistemas e como elas ajudam em todas estas atividades, vamos explanar um pouco mais sobre automação comercial, bem como suas vantagens e por que investir nesse tipo de solução é tão importante para as empresas. Boa leitura!

O que é automação comercial, afinal?

Atualmente é bem difícil pensar em um empreendimento que não tenha algum tipo de tecnologia já em funcionamento em seus processos. Por exemplo, os caixas eletrônicos, os leitores de códigos de barras, os computadores pessoais e outros equipamentos são tão comuns no cotidiano comercial que passam despercebidos.

As operações que eram manuais e que consumiam muito tempo, mão de obra e dinheiro vieram a ser mecanizadas e agilizadas graças aos sistemas de automação comercial. Isso pode ser considerado um dos grandes triunfos da informática, principalmente no segmento varejista, pois simplificou muito a gestão de dados e informações.

Portanto, podemos dizer que a automação comercial nada mais é do que a integração entre o homem e a máquina (softwares também estão incluídos), sendo criada para facilitar todas tarefas e entregar um serviço de qualidade para os clientes.

Como funciona a automação comercial?

Além da melhoria dos processos internos, a automação comercial também evita erros humanos em atividades simples, como falhas na atualização de planilhas, cálculos, digitação, entre outras. Isso permite que a empresa garanta que praticamente todos os dados estejam corretos e o colaborador aumente sua produtividade.

Outro departamento impactado positivamente pela automatização é o de vendas. Com informações mais acessíveis, a equipe de vendedores pode realizar um atendimento melhor e mais eficiente.

Já para o empreendedor/gestor, os ganhos passam pelo controle mais apropriado de alguns processos, como a jornada de trabalho dos funcionários e a obtenção de informações estratégicas graças à possibilidade de gerar relatórios. Além disso, vale citar que o próprio fisco trabalha com sistemas de automação comercial, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), por exemplo.

Quais as vantagens da automação comercial?

Você já viu acima que esse tipo de ferramenta pode trazer inúmeros benefícios para processos internos. Ainda assim, outras vantagens podem ser obtidas com o seu uso. Veja a seguir:

Redução de custos

O sistema de automação comercial pode gerenciar e controlar operações internas e identificar possíveis falhas. Sendo assim, a redução de custos é uma consequência direta da utilização dessa estratégia, pois o número de retrabalho é reduzido drasticamente. Ou seja, o tempo dos serviços realizados é mais bem aproveitado.

Outra diminuição que é fácil de se notar logo após a automatização é a diminuição do uso de documentos físicos, o que diminui custos relacionados a materiais de escritório, como papéis, tintas de impressão, pastas e caixas de armazenamento.

Melhoria na logística

Um desafio para o varejista é poder administrar o estoque com eficiência, evitando ter muita mercadoria armazenada, porém, simultaneamente, suprindo as solicitações dos clientes. Com o programa de automação comercial, as operações da logística funcionam melhor, pois gerencia a entrada e a saída de produtos, tendo um conhecimento real do que está armazenado.

Diminuição de atividades que não agregam valor

Há atividades burocráticas que, além de serem indispensáveis, não devem tomar muito tempo da equipe, porque não agregam valor ao cliente. Esses procedimentos podem ser repassados para um programa de gestão, que realizará o gerenciamento dessas obrigações.

Um exemplo claro é o cálculo de impostos. Essa função é importante para o negócio, mas não traz nenhum retorno significativo aos consumidores. Contudo, o software de automação comercial oferece mais segurança ao realizar o cálculo dos tributos e dos dados que precisam ser apresentados ao Fisco. Assim, o estabelecimento pode se estruturar melhor e fazer um planejamento fiscal mais competente.

Controle sobre as vendas

As soluções de automação comercial permitem controlar todo processo de vendas da sua empresa, acompanhar o desempenho da equipe de vendedores, saber seu lucro sobre as vendas em tempo real, bem como as entradas e saídas de mercadorias. Dessa forma, o empreendedor pode tomar decisões mais eficientes de médio e longo prazos.

Gestão do relacionamento com os clientes

Para elevar o número de vendas e aumentar a carteira de clientes, todo negócio deve focar no público-alvo, com o objetivo de conquistá-lo e fidelizá-lo. Esse processo fica mais simples com a automação comercial, pois o software exibirá as informações estratégicas dos clientes, permitindo o envio de campanhas mais certeiras com ofertas e promoções que podem convencê-los a fechar negócio mais rapidamente.

Controle sobre o faturamento

O controle das operações internas implica, instantaneamente, no conhecimento das entradas e saídas de finanças. Isso quer dizer que a automatização garante mais controle sobre o faturamento. Caso o saldo seja negativo, é possível investigar se o problema está nos produtos, no atendimento, na gestão do fluxo de caixa ou na precificação.

A partir disso, o empreendedor também pode definir quais atitudes tomar. Por exemplo, se o problema encontrado estiver nas mercadorias vendidas, uma boa saída é aumentar o mix ofertado ou até mesmo substituir alguns produtos por outros, que respondam às necessidades dos clientes.

Impulso para as vendas

Sem vender, obviamente, o varejista não terá sucesso em seu empreendimento. Mas, para conseguir um bom resultado nas vendas, a primeira coisa a ser feita é conhecer o público-alvo, suas necessidades e desejos. Ao conhecer esse tipo de informação (ligações telefônicas, e-mails e redes sociais são excelentes para obter esses dados), é possível identificar o que pode estar levando a diminuição das vendas.

Por exemplo, o motivo pode estar no fato de o atendimento ser demorado ou ter poucas opções de pagamento. Identificando a causa da queda nas vendas, o empreendedor pode redefinir as suas estratégias para melhorar esse indicador.

Vantagem competitiva sobre os concorrentes

Ao diminuir custos, otimizar o planejamento, individualizar/personalizar o atendimento aos consumidores e elevar a produtividade da equipe, é possível deixar a concorrência “comendo poeira”, pois essas melhorias garantem vantagens competitivas que podem ser decisivas.

Por que utilizar uma ferramenta de automação comercial especializada?

Um sistema especializado como o da Lexos pode ser o suficiente para dar conta de todas as operações comerciais. Nossa empresa conta com softwares específicos para diversos segmentos, como lojas de eletrônicos, roupas, calçados, acessórios, material de construção, ferragens, cosméticos/beleza, papelarias e autopeças.

Além disso, também temos funcionalidades gerenciais que podem facilitar ainda mais a gestão empresarial, como:

  • multilojas: que pode gerenciar rede de lojas (ou franquias) em um único sistema;
  • relatórios gerenciais: que permite visualizar, em tempo real, as vendas realizadas e o estoque da loja na palma da mão, graças à possibilidade de usá-lo em dispositivos (smartphones e tablets);
  • sistemas de vendas: que ajuda a economizar tempo no atendimento e aumentar as vendas;
  • controle financeiro: que acompanha diariamente toda situação financeira do empreendimento e permite saber quando as contas estão próximas do vencimento.

Esperamos que você tenha compreendido a importância de utilizar um sistema de automação comercial no seu negócio. Aproveite essa oportunidade e entre em contato conosco acessando o nosso site. Pode ter certeza de que nós da Lexos temos a solução perfeita para as suas necessidades!

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