Mesmo com a crise financeira, as lojas de roupas podem atrair e fidelizar clientes para ampliar seus lucros, desde que utilizem as táticas certas para isso.

Afinal de contas, as pessoas sempre precisarão de roupas, seja por uma questão de necessidade ou vaidade. Além disso, investir no visual está no horizonte daqueles que querem conseguir causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego, ou simplesmente ficar de bem consigo mesmo, certo?!

Portanto, para potencializar o trunfo que você possui em mãos, separamos algumas dicas para ajudá-lo a atrair e fidelizar clientes.

Que tal conferi-las e pensar como pode aplicá-las em seu negócio?

Vamos lá!

Como atrair e fidelizar clientes para a sua loja de roupas

A primeira dica que você, empreendedor, deve seguir para atrair e fidelizar clientes hoje em dia, é:

  • Saber quem são os seus clientes

Parece lógico que, para atrair e fidelizar clientes, você primeiramente precisa saber quem é o seu público-alvo, não é mesmo?!

Mas, a verdade é que muitos empreendedores esquecem dessa dica e acabam atirando para todos os lados, sem focar no público que realmente lhe interessa.

Veja também: Tudo o que você precisa saber para administrar uma empresa.

E dessa forma, muitos perdem tempo e dinheiro, investindo em estratégias que não surtem efeito algum na hora de atrair quem de fato tem interesse no seu negócio.

O que fazer nesse caso?

Para evitar esse erro, você deve ter em mente o tipo de roupa que você vende e identificar que tipo de público costuma aparecer para comprá-las. É o público que você esperava?

Os especialistas em comércio de roupas e calçados tendem a dividir o público consumidor em dois:

  • O público que compra roupas em caso de necessidade;
  • O público que vai as lojas em busca de novidades.

Se você quer atrair e fidelizar clientes, é preciso que você tenha estes dois grupos em mente na hora de montar o seu arsenal de venda e seja uma das opções em mente para cada grupo na hora de comprar uma roupa.

Por isso, sempre que um cliente chegar e perguntar para você se sua loja vende este ou aquele determinado tipo de roupa, anote esta informação. Ela é uma fonte de ideias para poder reformular estratégias para atrair e fidelizar clientes.

Nesta etapa, também vale a pena fazer pesquisas de opinião para saber o que o cliente espera do seu empreendimento, seja em relação aos produtos como também do tratamento a ser recebido.

  • Reformulando o visual da sua loja

Para quem possui uma loja de roupas, o ditado quem vê cara, não vê coração não se aplica. Por mais que você tenha boas intenções e peças interessantes, o cliente não vai se interessar em entrar se o espaço não for atrativo aos olhos.

Assim, é necessário investir em uma boa apresentação.

O carro-chefe de toda loja são as vitrines. É interessante que você selecione tanto peças que estejam em alta como aquelas que são mais normalzinhas.

Pensando nos dois grupos que abordamos inicialmente, é necessário que construa um leque de opções que agrade gregos e troianos.

Você precisa estar atento às últimas tendências na área e trazer novidades para as clientes do local em que atua. Porém, nunca deixe de ter peças que possam ser enquadradas como padrão.

É importante que a sua escolha de peças para a vitrine seja muito bem realizada. Ela é apenas um mostruário do que o cliente pode encontrar em sua loja e, por isso, não convém colocar peças em excesso na vitrine da sua loja. Isso cria uma imagem pouco profissional e pode até mesmo afugentar o seu público.

Depois, dependendo da quantidade de espaço físico que você disponha, é preciso deixa-lo na mais perfeita ordem.  Assim, você terá que:

1º: Organizar as peças segundo tipo e cor

Sabe aquelas lojas que possuem calças jeans, saias azuis e amarelas, camiseta laranja e blusa cinza na mesma arara? É uma visão que certamente não agrada os consumidores. Por isso, não faça isso em sua loja!

2º: Classificar o público-alvo de cada roupa

Isso faz com que você e o cliente não percam tempo pensando onde estará a parte feminina ou de vestimenta infantil, por exemplo.

Lembre-se que os clientes estão em busca de roupas que o deixem mais apresentáveis. Por isso, eles não vão confiar em um espaço que não passa uma imagem confiável.

Para atrair e fidelizar clientes você precisa fazer com que eles se sintam confortáveis para adentrar seu estabelecimento. 

  • Criando um clima agradável para o cliente

Outro aspecto que deve ser considerado na hora de atrair e fidelizar clientes para a sua loja de roupas é a qualidade do seu local de vendas.

Ainda falando em ser apresentável, é muito importante que a sua loja de roupas esteja sempre limpa. E quando falamos em limpeza, estamos nos referindo a:

  • Manter o espaço físico da sua loja sempre limpo e visualmente agradável para os clientes;
  • Ter um som convidativo para relaxar os seus clientes enquanto buscam a melhor peça, sendo agradável aos ouvidos, etc.

Você deve criar um bom clima, fazendo com que ninguém tenha pressa de fazer suas compras, pelo contrário, queira passar por ali seja até mesmo só para dar uma olhada nas novidades.

Coloque provadores com espelho e puffs perto deste local. Assim, você conseguirá  atrair e fidelizar clientes que queiram experimentar as roupas na hora e eventuais acompanhantes, que não vão precisar ficar andando na loja para passar o tempo. É uma dica de ouro!

  • Aposte em liquidações

Liquidações são uma boa estratégia para atrair e fidelizar clientes. Porém, tenha em mente que elas não podem ser feitas de qualquer forma.

Assim, faça uma boa divulgação das liquidações e promova boas promoções oferecendo descontos progressivos ou combo de compras (como pague 1 e leve 2).

Esperamos que as dicas sobre como atrair e fidelizar clientes tenham sido úteis para você.

Vire o jogo e faça com que o seu cliente acredite no potencial da sua loja para torná-lo mais atraente. Aproveite também para ler o nosso post sobre gastos e despesas e entender bem a diferença entre esses dois termos.

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