Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) indicou que por volta de 60% das empresas nacionais fecham até o seu segundo ano de existência. Uma das explicações do órgão é a ausência de conhecimento sobe a administração financeira da empresa.

Por isso, é imprescindível que o empreendedor busque estar informado para que seus negócios tenham uma longa trajetória. E uma das chaves de sucesso é ter domínio sobre administração financeira. Você sabe o que é isso?

Nesse post, reunimos algumas informações para que você entenda como ela funciona e tenha um empreendimento duradouro.

Confira!

Entendendo o conceito de administração financeira

Como todo empresário sabe, o capital é um assunto de suma importância para esta área.

Isso porque certo valor é aplicado para tratar de burocracias, comprar insumos ou produtos e abrir o empreendimento. E é necessário um bom planejamento para conseguir, a certo prazo, recuperar o dinheiro aplicado e obter lucro.

Veja também: Passo a passo para um plano de negócio.

Para viabilizar este processo, é importante deter o conhecimento necessário sobre administração financeira. Ela engloba estratégias que ajudam o empreendedor a planejar, controlar e analisar todas as atividades financeiras de um empreendimento, como a parte corporativa, internacional, de investimentos e instituições financeiras.

E estas atividades são importantes porque têm como objetivo o crescimento e o desenvolvimento dos negócios. Uma vez que elas controlam os gastos. E determinam sabiamente a aplicação de capital em certos aspectos.

Assim, o empresário poderá tomar melhores decisões e conseguir mais recursos para investir ainda mais em melhores equipamentos, colaboradores mais qualificados, matérias-primas mais conceituadas, etc.

Estas ações vão fazer com que a sua empresa consiga oferecer um  produto ou serviço de melhor qualidade ao mercado, o que trará reconhecimento para sua marca,  que é o que garante a sua consolidação na área em que atua.

Quando uma empresa consegue atingir um patamar estável, ela também pode continuar ampliando os seus trabalhos e ter bons resultados financeiros. A administração financeira permite que se possa pensar no futuro, sonhando e fazendo planos.

Partindo para a prática da administração financeira

Agora que você sabe qual é a importância da administração financeira na hora de auxiliar a sua empresa a melhorar seu funcionamento, é momento de mostrar na prática a sua aplicação.

Existem algumas formas em que você pode aplicar a administração financeira no cotidiano da sua empresa, como:

  • Na análise do financeiro: ação que procura interpretar os dados sobre todas as operações financeiras de uma empresa;
  • Setor de Crédito: capital que pode ser disponibilizado para os clientes;
  • Área de Cobrança: é o estudo da forma pelo qual se dará a cobrança do crédito oferecido aos clientes;
  • Setor de recebimento ou pagamento de contas: Neste quesito, deve-se ter o controle de todas as contas que a empresa possui;
  • Planejamento financeiro: depois de saber sobre como anda as operações financeiras do seu negócio, você consegue identificar os pontos que não estão funcionando e que poderem receber melhorias. Assim, é possível otimizar a produção da sua empresa e aumentar o fluxo de caixa;
  • Utilização de recursos: primeiramente, é a análise de como e onde o empreendedor pode conseguir crédito para utilizar em seu empreendimento. Posteriormente, é feito um planejamento para saber em quais áreas internas estes recursos serão aplicados;
  • Caixa: a administração financeira almeja que o caixa da sua empresa tenha sempre um fluxo saudável, evitando ficar negativado.

Em resumo, podemos dizer que a administração financeira pode ser entendida através de quatro palavras-chave:

  1. Análise: interpretação da situação financeira de seu negócio;
  2. Otimização: identificar os erros e aperfeiçoá-los, melhorando a qualidade das operações financeiras;
  3. Agilidade: quando se tem os dados de funcionamento e as ferramentas que podem ser utilizadas para corrigir os erros, pode-se fazer a otimização de uma forma mais rápida e eficaz;
  4. Controle: através destas ações, a administração financeira auxilia que a empresa chegue a um patamar de estabilidade. Porém, é necessário que o empreendedor esteja vigilante e procure controlar as variáveis que mudar esta situação.

Estas ações devem comandar o gerenciamento da empresa. Elas possibilitam um controle rígido do que acontece e um conhecimento claro que ajuda o empresário a tomar as melhores decisões a qualquer momento.

Fazendo dinheiro com a administração financeira

O sucesso de uma empresa pode ser medido pelo seu reconhecimento na área de atuação, mas, principalmente, pelos números positivos de seu caixa.

Como pudemos acompanhar na explicação sobre o que é administração financeira e como ela funciona, este conhecimento e suas ações permitem que o dono de um negócio tenha real domínio do que está acontecendo.

O estudo do SEBRAE indica que os casos de falência ocorrem justamente por causa da ausência destes componentes.

Você mesmo já deve ter escutado uma história ou conhecido alguém que abriu uma empresa, estabeleceu várias metas que não estavam, de fato, de acordo com a realidade e teve que fechar as portas.

É o exemplo do ditado “dar um passo maior que as pernas”. Sua empresa não seguirá este caminho se você tiver o cuidado de definir uma boa gestão financeira e não estabelecer metas intangíveis, que coloquem em risco o seu negócio.

Automatizando a gestão financeira

Outra ferramenta útil da administração financeira é a automatização dos processos de controle da sua empresa, que permitem que o empreendedor tenha informações atualizadas e rápidas sobre qualquer aspecto que ele quiser.

É necessário saber ou ter colaboradores com conhecimento em Excel avançado, Google Drive ou softwares de CRM e ERP.

Eles permitem que você tenha uma gestão proativa, investimentos mais assertivos, melhores possibilidades de negociações, capital de giro, etc.

Assim, a administração financeira garante um bom retorno financeiro para a sua empresa.

Agora que você já sabe que administração financeira é um conhecimento muito importante para bom funcionamento da sua empresa. Invista em uma boa administração financeira, para que o seu negócio consiga superar as estatísticas.

Gostou do artigo? Então aproveite para ler o nosso post sobre como melhorar também o fluxo de caixa da sua empresa!

 

Artigos que você pode se interessar