Todo empreendimento de sucesso chegou a este patamar por causa de suas estratégias de marketing. Por isso, seja para aqueles que estão começando, como para os que estão no mercado há tempos e desejam alavancar as suas vendas, é imprescindível dar atenção a este aspecto. Pensando nisso, preparamos esse post para que conheça os 7ps do marketing que estão revolucionando a forma de pensar nesta área.

Confira!

Descubra quais são os 7ps do marketing

P de preço

Não é à toa que este é o primeiro dos 7ps do marketing: querendo ou não, a maioria dos consumidores considera o preço o primeiro critério de compra, a fim de obter um bom custo-benefício.

Assim, é preciso estar de olho sobre o quanto os valores de seus produtos são atraentes para os seus clientes; fazer uma pesquisa sobre os preços de seus concorrentes; calcule os custos de produção e o lucro desejado.

P de produto

Nos 7ps do marketing o produto é protagonista. Todo o trabalho realizado está em volta dele, assim como o investimento financeiro e o meio pelo qual o empreendedor poderá obter o retorno do capital e a tão sonhada lucratividade que estimula os comerciantes.

Já que todas as fichas devem ser apostadas nele, procure ter em mente algumas questões:

  • Como o meu produto se difere dos demais de seu mercado de atuação?
  • Qual é a qualidade de minha mercadoria?
  • Por que ela é o carro-chefe de meu negócio?
  • Ela está atrelada a outros produtos oferecidos pela minha marca?
  • Quais são os benefícios que ele trará para os meus clientes? Eles de faltam alcançam seus objetivos com o meu produto?
  • Como é possível transmitir para o meu público consumidor a potencialidade deste item?

Assim, vale a pena selecionar um pouco mais de tempo para dar a atenção devida aos seus produtos, já que o funcionamento de sua empresa depende da demanda que os clientes terão sobre o produto.

P de praça (local de venda)

Por vezes negligenciado pelos empreendedores, é preciso dar a devida atenção ao lugar onde o seu negócio funciona. Qual é a sua localização? Ele é acessível ao meu público consumidor? Ele atrai as pessoas?

Ao escolher o ponto de vendas, tenha como critérios a logística que ele inspira para você (ligada a acessibilidade do local), relação com os empreendimentos ao redor, espaço disponível para organizar o atendimento a clientes e sua administração, etc.

Sempre tenha estas questões em mente e valorize este ponto dos 7ps do marketing.

Veja também:

P de promoção

Nos 7ps do marketing a promoção não poderia faltar, já que ela é um dos principais chamarizes que o marketing dispõe para atrair clientes.

Entenda o que a sua empresa pode oferecer e como você pode utilizar deste artifício em seu dia-a-dia.

P de pessoas

Está é uma das grandes novidades do conceito de 7ps do marketing: dar a devida atenção às pessoas ou os clientes como preferir. Por mais que isso pareça óbvio, é necessário ir mais a fundo e identificar as necessidades deste alguém.

Devemos lembrar que antes de ser um alguém consumidor, o indivíduo é uma pessoa que tanto possui aspectos particulares como também está em relação com a sociedade e o mundo exterior como um todo. É preciso conhecê-la para entender o que ela necessita e o que a indústria pode fazer para suprir esta lacuna.

Uma técnica é criar uma persona que seja o ponto de partida para a idealização do seu cliente. Para isso, comece traçando um perfil pessoal e de seus hábitos para pensar sobre todos os aspectos aqui abordados. Você pode se orientar por algumas perguntas, por exemplo:

  • Qual é o seu nível escolar?
  • Qual é a sua renda individual? E familiar?
  • O que gosta de fazer nos horários livres?
  • Quais são os momentos que ela utilizará o seu produto? É possível estimulá-la a senti-lo?

Através da recolha e analise destes dados você pode criar o seu cliente ideal e desenvolver estratégias de marketing para atingi-lo. Por outro lado, este ato faz com que a empresa tenha uma imagem pública cada vez mais humana, fazendo com que o empreendimento seja considerado uma marca de referência em sua área.

P de percepção

E até agora você deverá concordar que todas estas ações dependem da percepção, um dos principais conceitos da lista de 7ps do marketing. Antes de tudo o empreendedor precisa representar um observador que tudo vê, mas não interfere.

É preciso estar ligado ao mundo ao seu redor, como também levar em consideração a percepção que o seu cliente tem em relação ao lugar em que vive ou trabalha. Com isso, é possível estar cada vez mais próximo do cliente e descobrir quais são as suas preferências, além de bater um papo sincero com ele.

P de processos

O último dos 7ps do marketing é dedicado aos processos. É importante que o administrador tenha controle sobre todos os processos de produção que estão ocorrendo em seu negócio, a fim de saber o andamento de pedidos e evitar gastos desnecessários.

Mas esta estratégia ainda possui um segundo benefício: construir uma imagem pública mais próxima de seus clientes, apresentando uma empresa com processos transparentes.

E aí, gostou de conhecer os 7ps do marketing? Eles são compatíveis com a sua empresa?

Conclusão

Tendo em mente que o mundo já não é mais o mesmo desde os anos 1960 e que a teoria de Mix em Marketing proposta por Neil Borden precisava ser reavaliada, os 7ps do marketing vieram para renovar esta área.

E agora que você já leu o nosso artigo e os conhece, é momento de avaliar a maneira de aplicá-los no seu trabalho, explorando toda a potencialidade que o seu negócio possui.

Assim, você verá em breve o retorno de seus investimentos, com o reconhecimento e a lucratividade que são consequências naturais de quem entende como funciona o marketing. Boa sorte!

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