Um dos principais desafios para quem vende online é no momento da expedição dos pedidos. Separar os produtos, emitir as notas, imprimir as etiquetas e conferir todas as informações é um processo que demanda atenção e ao mesmo tempo agilidade.

Percebendo o aumento no ritmo dos pedidos, André Oliveira da Silva, diretor da Belluni Presentes, entendeu que precisava automatizar esse processo para que pudesse realmente escalar as vendas.

“A gente sempre cumpriu o tempo de 24 horas da expedição, mas era um processo que precisava de muita atenção por parte dos colaboradores. Um erro nessa conferência e já compromete todo o processo”, relembra André.

Com a chegada do final do ano e a previsão de crescimento ainda maior das vendas, a Belluni passou a usar a plataforma Lexos Hub. “Contratamos a Lexos em dezembro de 2020 e facilitou demais o nosso trabalho. Antes, era preciso uma operação com muitas pessoas e precisávamos contratar terceirizados para dar conta dos pedidos. Com a Lexos, nossa equipe passou a dar conta do volume de pedidos tranquilamente”, afirma André.

Da loja física tradicional para os maiores marketplaces do país

A história da Belluni Presentes, uma empresa focada na venda de utilidades domésticas, começou com uma loja física, no tradicional bairro paulistano da Mooca. A entrada da Belluni no mercado digital aconteceu em 2019, com a presença em marketplaces como Mercado Livre, B2W e Amazon. 

“Foi surpreendente ver que a cada mês aumentava nosso número de vendas online. Cada vez era uma surpresa, sempre com um número maior que no mês anterior”, comenta.

Em 2020, a chegada da pandemia e o impedimento da abertura do comércio, fez com que o foco total das vendas voltasse para o online. “Como já tivemos uma experiência prévia em 2019 com a entrada no digital, não foi uma dificuldade muito grande para nós essa migração”, relembra André. O desafio foi como abrir a operação de e-commerce, que não parava de crescer. “A princípio, nosso operacional ficava em cima da loja física, mas com o crescimento das vendas, precisamos mudar para um galpão maior”.

Sobre a possibilidade de encerrar as atividades na loja física e ficar apenas no digital, André comenta. “Nosso carro-chefe é o digital e até chegamos a avaliar fechar a loja física. Mas acredito que podemos evoluir com o espaço físico, oferecendo por exemplo o serviço de retirada na loja”.

Estratégia para crescer 

Recentemente, a Belluni Presentes alcançou o posto de Loja Oficial do Mercado Livre. Quem vende online sabe que para alcançar essa posição é preciso ter grande volume de vendas aliado a uma boa reputação no marketplace. “Na Belluni vendemos produtos exclusivos, como por exemplo as taças de gin da Tanqueray. Conseguimos ter produtos nossos ranqueados nos primeiros cinco resultados de busca do Mercado Livre”. 

Para escalar suas vendas, André passou a estudar algumas estratégias que, aliadas a uma expedição sem erros, podiam ajudar a aumentar o fluxo em sua loja online. 

“Uma dica é ser seu próprio concorrente. Pode parecer estranho, mas quando você tem mais de uma conta dá para fazer estratégias de anúncios diferentes”, explica. Hoje, o Mercado Livre representa uma grande fatia do faturamento da Belluni Presentes.  

“Como ainda é muito recente, não conseguimos avaliar ainda o quanto ser Loja Oficial vai impactar em nossas vendas, mas a expectativa é de crescimento, sempre!”, afirma André.

Contar com uma equipe motivada e responsável também contribui para o sucesso da Belluni Presentes. “Sou grato por poder contar com uma equipe dedicada. Conseguimos manter um ambiente de trabalho muito saudável mesmo com tantos pedidos e responsabilidades”, comenta.

Dica do seller para quem vai começar a vender online

Nunca é tarde para entrar no digital. E digo mais, você não precisa de muito para começar. O Mercado Livre, por exemplo, tem uma barreira baixa. É simples  abrir uma conta e começar a vender. Com o tempo, você vai aprendendo mais sobre o mercado, sobre estratégias de venda e as coisas vão acontecendo. É muito melhor tentar do que ter medo e ficar no mesmo lugar”, finaliza André.

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