Quem possui uma loja focada em vestuário sabe o desafio que é fidelizar os clientes antigos e atrair novas pessoas. Sempre de olho em novas oportunidades, vivemos procurando informações na internet ou em conversas com outros empresários sobre como aumentar as vendas de uma loja de roupas.

Se você se encontra de frente a esse desafio, elaboramos 5 dicas que ajudarão a atender seus clientes de uma forma melhor, mais rápida e com grandes chances de proporcionar um retorno financeiro ao seu negócio. Confira!

1. Conheça seu cliente

Se você não souber quem é o seu cliente, como vai ser possível pensar em uma promoção que o atraia? Entender o perfil de quem compra seu produto ou serviço é o primeiro passo para conseguir planejar uma estratégia de aumento de vendas.

Existem diversas estratégias para obter mais informações da clientela, desde conversas com os clientes mais assíduos até pesquisas que podem ser realizadas com tablets enquanto a compra é finalizada. O importante é adquirir conhecimento sobre o seu público-alvo e os motivos que o fazem optar pelo seu produto.

2. Foque na qualidade de atendimento

Sentir-se bem atendido faz com que o cliente guarde uma boa impressão da sua loja, o que pode contribuir tanto para futuras compras quanto para a construção de reputação da sua marca.

Além de contratar funcionários com um perfil compatível para a função de atendimento, é importante treinar a equipe com o maior número possível de informações sobre o produto ou serviço que você oferece. Dessa forma, o cliente sentirá que a equipe que o atende é capacitada para, de fato, ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

3. Organize seu estoque

Saber a quantidade certa dos produtos disponíveis no seu estabelecimento ajuda a saber quais produtos precisam ser repostos, o que está “parado” na loja — e entender se uma promoção ou desconto pode ser uma alternativa — e entender o que pode ser vendido na loja. Assim, é possível eliminar a necessidade de sempre precisar recorrer ao estoque para checar visualmente se o que o cliente deseja existe dentro do tamanho ou cor que ele deseja.

Para fazer o controle de estoque, use os recursos que você possui, seja uma planilha ou um banco de dados. Faça aos poucos, por setores ou por ordem de vendas dos produtos. Quando tudo estiver cadastrado e você começar a fazer uso das informações, verá a diferença.

4. Invista em um software de gestão

Um software focado nesse aspecto permitirá a você ter controle de todos os processos do seu negócio, do faturamento ao acesso às informações do cliente, o que te permitirá pensar em uma estratégia de vendas com maiores chances de sucesso.

Atualmente, existem softwares personalizados para os mais diversos negócios com diferentes preços e funcionalidades. Por isso, faça algumas pesquisas na internet e entenda qual deles funciona melhor para a sua empresa.

5. Mantenha uma presença on-line

O brasileiro passa uma boa parte do seu tempo em redes sociais. Então porque não investir nesse espaço para promover sua loja? Uma boa dica é procurar páginas com negócios parecidos com o seu, checar as estratégias que elas adotam e entender o que pode ser utilizado com o que você vende.

É importante criar uma boa estratégia, publicar conteúdo periodicamente e responder as perguntas que surgirem na página. Pode ser uma grande chance de conquistar novos clientes!

Como mencionamos acima, um atendimento de qualidade pode trazer um retorno significativo para a sua loja. Além de garantir um bom treinamento para o seu time, se certificar de que a equipe está engajada no mesmo objetivo que o seu é outro ponto que precisa ser levado em conta.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas de uma loja de roupas, confira nosso artigo sobre como manter sua equipe altamente motivada!

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